domingo, julho 21, 2024
Desde 1876

Parceria entre Ideflor-Bio e Setur vai fortalecer o ecoturismo em Unidades de Conservação no Pará

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Nilson Pinto, e o secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa, se reuniram nesta segunda-feira, 3, para tratar sobre estratégias de fortalecimento do ecoturismo nas Unidades de Conservação (UCs). O foco principal da reunião foi a promoção do turismo sustentável em diversas áreas protegidas sob a gestão do Estado.

Entre as UCs abordadas no encontro, destaca-se o Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém, o Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, o Parque Estadual de Monte Alegre, o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Metrópole da Amazônia, na Grande Belém e a Área de Proteção Ambiental (APA) Arquipélago do Marajó. Essas áreas são reconhecidas por sua riqueza natural e pelo grande potencial turístico.

Durante a reunião, Nilson Pinto apresentou um relato detalhado das ações recentes do Ideflor-Bio na área do ecoturismo. Entre as medidas implementadas estão a sinalização de trilhas, a abertura de novos corredores ecológicos e a realização de cursos de capacitação. Essas iniciativas visam aprimorar a experiência dos turistas e garantir maior segurança para os praticantes de atividades ao ar livre.

Nilson Pinto ressaltou o compromisso do Ideflor-Bio em fomentar o ecoturismo nas UCs e destacou a importância da parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). “As UCs administradas pelo Ideflor-Bio são espaços fundamentais para a prática do ecoturismo. Com a contribuição da Setur, vamos ampliar significativamente essa atividade em nossas áreas protegidas”, disse ele.

Cooperação – Para o titular da Setur, Eduardo Costa, a reunião foi importante para fortalecer a parceria entre os órgãos e discutir pautas conjuntas, como ações de pesca esportiva em UCs, turismo de natureza e a realização de capacitações. Segundo ele, a meta é transformar as UCs do Pará em destinos turísticos de referência, proporcionando uma experiência enriquecedora e segura aos turistas.

“A reunião foi extremamente produtiva. Teremos uma integração de ações para turismo de natureza na APA Ilha do Combu, nos parques estaduais do Utinga, de Monte Alegre e da Serra dos Martírios/Andorinhas. As qualificações promovidas pelo turismo como condutor de trilhas, observação de aves e de pesca esportiva serão voltadas para o atendimento ao turista em unidades de conservação”, pontuou o secretário. 

Outro ponto discutido durante o encontro foi a realização do Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Pará. O evento é considerado um dos mais importantes fóruns de discussão do setor, que reúne empresários, gestores, consultores, acadêmicos, ativistas, guias e condutores de todo o país.

Expectativa – Com as iniciativas, é esperado um aumento significativo no número de visitantes nas UCs e isso deve impulsionar a economia local e gerar novas oportunidades de emprego. O Ideflor-Bio e a Setur estão comprometidos em monitorar e avaliar continuamente o impacto das atividades turísticas, garantindo que o desenvolvimento seja sustentável a longo prazo.

Participaram da reunião o secretário adjunto de Turismo, Lucas Vieira, o vice-presidente Técnico do Ideflor-Bio, Tiago Valente, a vice-presidente Administrativa do Ideflor-Bio, Lena Pinto, e o gerente da Região Administrativa de Belém, Júlio Meyer.

Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo