sexta-feira, junho 14, 2024
Desde 1876

Programação Maio Laranja é marcada com a realização de blitz simultâneas em Santarém

Duas blitz simultâneas em dois locais diferentes da cidade, alusivas ao dia ‘D’ de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em Santarém, lembrado em 18 de maio foram realizadas. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), levaram esclarecimentos sobre a campanha nacional.

Os condutores de veículos que passaram onde aconteciam as duas blitz na BR 163, nas proximidades do Quincó, e na Avenida Tapajós, Praça do Pescador, receberam folders com orientações para a proteção de crianças e adolescentes e o incentivo ao disque Denúncia dos Direitos Humanos, o Disque 100. 

A mobilização contou com a participação de servidores da Semtras, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Polícia Rodoviária Federal, Militar, Conselho Tutelar, Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca) e apoio da Cargill.

A mobilização pelo dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória ao caso da menina Araceli Crespo de apenas 8 anos, que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no dia 18 de maio de 1973. Em 2024, completam-se 51 anos desse trágico episódio, o que reforça a necessidade de seguir no combate a todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes. coincidentemente em uma sexta-feira, quando a menina símbolo da campanha desapareceu de sua casa. Aos 8 anos, Araceli Cabrera Crespo foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada no Espírito Santo. O fato instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Contra Crianças.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, agradeceu o apoio da rede de defesa e proteção e a dedicação de todos em levar a mensagem do enfrentamento ao abuso e a exploração aos condutores que aceitaram as abordagens, reforçando que os cuidados sejam redobrados, que a atenção por parte dos pais, familiares amigos seja mais presente.

“Temos cada vez mais desafios e devemos ter uma maior vigilância, quem está perto dessa criança e adolescente, sobretudo na primeira suspeita de abuso, que seja feita a denúncia no disque 100, ou por meio da rede de proteção, em algum dos 8 (oito) Centros de Referência de Assistência Social (Cras) na cidade e em Alter do Chão, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os três Conselhos Tutelar, Comdca, acionando a Rede de Defesa e Proteção, a população, os vizinhos, ao menor sinal que seja não pode haver a omissão, nós devemos levar adiante essa campanha, infelizmente temos uma crescente nos crimes digitais e devemos ampliar nossas ações e atenção,” destacou Celsa.

A campanha continua até o fim do mês, com palestras e rodas de conversas nos (Cras), escolas, debatendo e esclarecendo o que é violência sexual, o que é considerado abuso e exploração sexual, como identificar, como prevenir e as formas de denúncias, na próxima sexta-feira (24), haverá uma blitz em Alter do Chão e também palestras nos sindicatos dos taxistas, mototaxistas e Z-20.

Sobre a campanha Faça Bonito

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa. Esse símbolo surge durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010. Para alcançar esse objetivo, é necessário que a sociedade em geral Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes.

Imagens: Agência Santarém

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo