A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Casa das Artes, promove no âmbito do Projeto “Minilab” o experimento cênico da palhaça, atriz, artista-pesquisadora e produtora cultural Romana Melo na próxima quarta-feira (10), das 17h às 22h. O evento, intitulado “Laboratório de Criação em Comicidade: Matintas na Ginga do Riso”, é fruto do laboratório de pesquisa contemplado pelo “Prêmio FCP de Pesquisa e Experimentação Artística 2023”.
O projeto mergulha na linguagem da palhaçaria feminina e propõe aplicações artístico-pedagógicas sobre a comicidade, destacando a potência da mulher amazônida por meio da icônica figura da Matinta Pereira, presente no imaginário regional.
A atividade será conduzida por Romana Melo, integrante do Circo Ver-a-Lona, do Núcleo de Mulheres Cômicas de Belém: Preciosas Ridículas e da Rede “Palhaças do Norte na Rede”. Romana é mestra em Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e, atualmente, cursa doutorado em Artes Cênicas pela mesma instituição.
Universo cômico – O Projeto “Minilab” visa desenvolver trabalhos cênicos-socioculturais, explorando o papel da mulher no universo cômico. Romana Melo destaca que o Laboratório é resultado de uma pesquisa de experimentação digital. A participação no evento é aberta a todos os interessados. Ela recomenda que os participantes levem saias rodadas, tecidos ou cangas, para enriquecer a experiência proposta pela artista.
O evento ocorrerá de forma presencial na Casa das Artes, em um ambiente propício à interação e ao aprendizado. Para mais informações e inscrições, os interessados devem entrar em contato com a Casa das Artes.
Serviço: Evento “Laboratório de Criação em Comicidade: Matintas na Ginga do Riso”. Quarta-feira, dia 10 de abril, das 17h às 22h, na Casa das Artes – Rua D. Alberto Gaudêncio Ramos, nº 236, ao lado da Basílica Santuário de Nazaré.
Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação