sexta-feira, junho 14, 2024
Desde 1876

90% do PIB industrial do RS está submerso, diz entidade

Nesta sexta-feira (17), representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) entregaram ao vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), uma lista de solicitações ao governo federal para que as indústrias consigam superar os danos causados pelas chuvas e cheias que castigaram o estado.

Segundo o presidente em exercício da Fiergs, Arildo Bennech Oliveira, 90% do PIB industrial gaúcho está submerso, assim, as indústrias precisarão de medidas como as concedidas durante a pandemia de Covid-19.

– Temos 90% do nosso PIB industrial alagado, embaixo da água. A situação das empresas é muito difícil, e a gente precisa dessas medidas apresentadas hoje com a maior brevidade possível – declarou Oliveira.

A Fiergs sugere a criação de um Programa Emergencial de Manutenção de Renda e Emprego específico para o estado, que ainda enfrenta cidades alagadas, pessoas desabrigadas, rodovias bloqueadas e um aeroporto fechado. A entidade também solicita a regulamentação de artigos da Lei 14.437, aprovada durante a pandemia.

Entre os pedidos ao governo federal estão o pagamento, com recursos da União, de benefício emergencial de manutenção de emprego e renda (BEM), redução proporcional da jornada de trabalho e salário, suspensão temporária do contrato de trabalho, implementação de teletrabalho, antecipação de férias individuais, concessão de férias coletivas, aproveitamento e antecipação de feriados, e a adoção de banco de horas.

Além disso, a entidade apresentará um projeto com pedidos de desonerações, deduções e transações de débitos, envolvendo tributos federais, estaduais e municipais.

Fonte: Pleno News/ EFE/ Isaac Fontana

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo