quarta-feira, julho 17, 2024
Desde 1876

Ação de Cidadania promove turismo responsável no Distrito de Outeiro em Belém

O distrito de Outeiro, em Belém, foi palco, no sábado (18), da ação de cidadania alusiva ao “18 de Maio”, data nacional dedicada ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento, uma iniciativa do Comitê Estadual de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, destacou a promoção de práticas de turismo responsável com foco na prevenção e no enfrentamento da violência sexual no setor turístico.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), por meio da Gerência de Destinos Turísticos (GEDT), desempenhou um papel crucial no evento, realizando visitas técnicas para informar e sensibilizar os prestadores de serviços turísticos locais. A ação buscou capacitar meios de hospedagem, bares e restaurantes sobre a importância da prevenção e do combate à violência sexual contra crianças e adolescentes no contexto turístico.

Durante as visitas, foram distribuídos materiais informativos, reforçando a mensagem de responsabilidade e conscientização entre os profissionais do setor. O objetivo é criar um ambiente seguro e protegido para todos, especialmente para as crianças e adolescentes que possam estar vulneráveis em áreas turísticas.

Também na programação realizada pelo Comitê Estadual na Escola Municipal Pedro foram prestados serviços pela equipe do como a emissão de RG, atendimento psicossocial e de escuta especializada, registro de ocorrências encaminhadas, atendimento jurídico, apoio técnico a rede sobre os serviços da assistência social, cine debate, blitz informativa e turismo responsável.

Na área da saúde, a ação cidadã incluiu consultas nas especialidades de clínica médica, pediatra e ginecologista; serviços de próteses, órteses, cadeira de rodas, cadeira de banho e passe livre com a Coordenação da Pessoa com Deficiência (Ceped); atendimento de enfermagem, avaliação nutricional, orientação bucal com entrega de kits odontológicos, vacinas, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, palestras sobre pacotes de exames para homens e mamografia e PCCU para mulheres.

“Um evento como este destaca a importância de um turismo ético e responsável, onde a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes são prioridades. A ação de cidadania em Outeiro é um passo significativo na luta contra a exploração sexual infantil, demonstrando o compromisso das autoridades e da comunidade em proteger os direitos das crianças e adolescentes”, conclui o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa. 

Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo