O Carnaval de Belém finalmente está aqui! Com mais de 100 atrações divididas entre Belém, Icoaraci, Outeiro, Mosqueiro e Cotijuba, esse promete ser o maior Canaval da história do município. E a programação começou ontem, sábado, 1º, no Ver-o-Rio, com cortejo até o Porto Futuro e grandes shows com uma programação 100% gratuita.
“Esse é o momento de resgatar a alegria do povo, de resgatar o carnaval sustentável, com acessibilidade e inclusão, de forma que todo mundo possa se divertir como gosta e como quer”, explicou a secretária Cilene Sabino, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult). “A Prefeitura de Belém está resgatando elementos que existiam muitos anos atrás, a exemplo do trio elétrico em todos os distritos. A ideia é devolver para o povo essa festa que tanto gostam. Estamos prestigiando a cultura com mais de 100 atrações para todos os gostos. Todo mundo vai ter um pouquinho de cada diversão!”, enfatizou.
A programação começou com o DJ Gigio Boy, que exaltou e agradeceu a oportunidade de abrir as programações do Carnaval de Belém. “É um prazer e uma honra para mim estar aqui dando um pontapé inicial junto com o Assayag na programação oficial de Belém. Gratidão total!”.
Depois, o cortejo seguiu até o Porto Futuro com Joelma Kláudia, Arthur Spíndola e Juca Culatra que animaram as ruas de Belém.
“O Mangueirosa é esse movimento que traz o Carnaval de volta para Belém. E eu tenho a felicidade de mais um ano estar aqui, acho que é o meu terceiro ano consecutivo fazendo parte desse grande evento, e é um evento que eu quero que se perpetue. E que Belém entenda que esse é o Carnaval de Belém”, contou o cantor Arthur Spíndola ao subir no palco.

E a festa seguiu durante o resto da tarde até o fim da noite em Belém com mais diversos artistas de e para todos os gostos. Neste ano, a programação é 100% gratuita e dentro do espaço do Porto Futuro, o que permite um Carnaval seguro e divertido para toda a família.
Para o bibliotecário Wendel Ferreira, esse foi o principal motivo de participar da programação. “O Mangueirosa está se tornando tradição pro meu grupo de amigos. E esse ano, por ser um evento gratuito e extremamente seguro, a gente fica muito feliz, porque a gente pode curtir, se divertir e se sentir acolhido pelo que a Prefeitura de Belém pode nos oferecer. A organização esse ano foi ótima, colocaram segurança na portaria, com três pontos de verificação. Para mim, eu me senti muito seguro e esse foi o ponto alto do evento”, disse o folião.
“Graças à Prefeitura de Belém a gente conseguiu entregar nesse primeiro dia uma programação, que vai ter quatro dias, de muita diversidade musical, música amazônica, com música paraense mas também com um Carnaval diverso, inclusivo, sustentável. É uma experiência muito bacana esse ano, porque a gente uniu forças”, ressaltou Renée Chalu, sócia-diretora do Circuito Mangueirosa.
“Belém merece um Carnaval durante o Carnaval com uma programação que abraça vários artistas daqui da região, mas também uma programação que dialoga com o Carnaval brasileiro. A gente está muito contente de ter essa parceria com a Prefeitura de Belém, com o Governo do Estado, com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. É isso que a gente quer entregar para a população: um Carnaval gratuito, que possa ser para toda familia paraense. Unindo forças a gente consegue entregar o Carnaval que Belém merece”, completou Renée.
FOLIA SUSTENTÁVEL
Com o objetivo de reduzir ao máximo possível os impactos ambientais de uma festa do tamanho do Carnaval, a Prefeitura de Belém e o Circuito Mangueirosa fecharam uma grande parceria com a Composta Belém e a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Águas Lindas (ARAL) para dar a destinação correta a todos os resíduos sólidos e orgânicos produzidos durante o Circuito.
“A gente já tem essa parceria com o Mangueirosa há uns seis ou sete anos a ARAL vem fazendo esse trabalho de coleta seletiva de todo o resíduo que é gerado e leva para a cooperativa para gerar a renda dos catadores. Esse ano a gente tem uma visibilidade melhor com o apoio da Prefeitura de Belém, porque nos anos anteriores a gente trabalhava no anonimato”, contou a presidente da ARAL, Sarah Reis.
CARNAVAL COM RESPEITO
A Secretaria Municipal da Mulher (Semu) e a Secretaria Executiva de Direitos Humanos distribuíram leques, copos, adesivos e viseiras para os foliões que curtem a programação, fazendo a conscientização para a campanha “Carnaval é de Todos, Respeito Também”, com o objetivo de permitir a todas e todos que tenham um Carnaval seguro, sem violência e sem assédio.
Segundo a secretária de Direitos Humanos, Larissa Martins, a campanha foca na curtição sem preconceitos. “A gente quer conscientizar as pessoas contra o assédio, contra o racismo, contra a LGBTfobia, e mostrar que dá pra curtir o Carnaval sem preconceitos. É isso que a gente quer, e a Prefeitura está empenhada em fazer isso”.
A Secretária da Mulher em exercício, Brenda Christo, se mostrou muito feliz em realizar a campanha no primeiro dia do Carnaval, que também é o primeiro dia de março, mês internacional da mulher. “É muito importante esse tipo de ação, já que o Carnaval traz vulnerabilidade para as mulheres. Muitas vezes, por conta da bebida, da alegria as pessoas acham que o corpo da mulher é de todo mundo, e não é! A mulher é dona do seu próprio corpo e pode fazer o que quiser com o seu corpo, mas que acima de tudo merece respeito”.
PROGRAMAÇÃO PARA TODOS
O Carnaval de Belém conta com mais de 100 atrações na capital e nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, e na ilha de Cotijuba. A festa dura o mês inteiro com Trios elétricos, blocos, shows e o Desfile Oficial das Escolas de Samba de Belém, Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci. Um site oficial com a programação completa também está disponível para o público.
Fonte e imagens: Agência Belém
