segunda-feira, julho 22, 2024
Desde 1876

Denúncia pelo 181 auxilia na prisão de homem investigado por crimes contra pessoa idosa em Marapanim

A Polícia Civil do Pará prendeu no último sábado, 23, um homem investigado por praticar crimes contra a pessoa idosa no município de Marapanim, região do salgado paraense. A ação contou com a ajuda da população que por meio do canal 181, do Disque-Denuncia, vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) realizaram denúncias anônimas que levaram a prisão em flagrante do envolvido no crime.

“Esse é um canal fundamental para ajudar no trabalho de inteligência investigativa para que a Segurança Pública possa chegar até os criminosos. Qualquer pessoa pode fazer a denuncia de forma anônima, tendo assim total sigilo quanto a sua identidade. As denúncias podem levar a elucidação de um crime que afeta toda a sociedade, e temos com isso, mais um braço forte no combate a criminalidade com a fundamental participação da população”, destacou o titular da Segup, Ualame Machado.

Prisão – Após denúncia feita através do Disque-Denúncia, agentes da delegacia de Polícia Civil de Marapanim, conseguiram identificar o suspeito de cometer crimes contra a pessoa idosa na região. O homem foi preso em flagrante, após realizar vários saques com cartões de aposentados e pensionistas em uma agência bancária do município. O acusado realizava a retenção dos cartões das vítimas e cobrava juros superiores à taxa permitida por lei, e ainda, ameaçava os idoso durante as cobranças. 

O homem foi preso e conduzido até a delegacia para os procedimentos legais, estando à disposição da justiça. O acusado vai responder pelos crimes de usura, bem como, pelo crime contra a pessoa idosa.

Elucidações – As denúncias registradas tem possibilitado a elucidação de crimes e a captura de criminosos. O Disque-Denúncia, disponibiliza diversos canais para aproximar o cidadão comum da segurança. A população pode realizar a denúncia por meio do canal tradicional, ligando para o número 181, ou ainda pelo aplicativo de mensagem WhatsApp, acessando o Canal da Iara – Inteligência Artificial Rápida e Anônima, pelo número (91) 98115-9181, por onde pode ser enviado, fotos, vídeos, áudios e localização em tempo real. Outra forma de denúncia pode ser feita através do   chatbot (caixa de diálogo com atendimento virtual), presente em diversos sites dos órgãos da segurança pública, e o formulário web, disponibilizado no site da Segup, totalizando quatro canais para a sociedade. As denúncias são feitas de forma anônima garantindo total sigilo das informações e do denunciante.

Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo