segunda-feira, outubro 6, 2025
Desde 1876

Enem 2025: SC é o estado que menos atraiu estudantes que estão concluindo o ensino médio

Somente 56,06% dos alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública confirmaram inscrição nas provas deste ano. Dado é bem menor que a média nacional.

Por John Pacheco, g1 SC

Os dados de inscritos para a edição 2025 do Enem mostram pelo segundo ano consecutivo que Santa Catarina registra o menor percentual do país de candidatos que são estudantes concluintes do ensino médio na rede pública, um dos principais públicos-alvo do exame, que é a principal porta de entrada do ensino superior do país.

Os números divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que somente 38.716, o equivalente a 56,06% dos estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública, confirmaram inscrição no Enem, dado bem menor que o índice nacional, de 72%.

A disparidade fica ainda maior na comparação com o estado com maior adesão, o Ceará, que registrou 96,78% dos concluintes da rede pública inscritos. Em 2024, a participação em Santa Catarina foi de 73,48% dos estudantes.

A Secretaria de Estado da Educação (SED-SC), que atende mais de 90% dos estudantes do ensino médio em Santa Catarina, comentou os números e a baixa adesão ao Enem.

A titular da pasta, Luciane Ceretta, justificou que apesar da baixa procura na comparação com outros estados, Santa Catarina teve crescimento no total de estudantes que concluíram o ensino médio e ingressaram no ensino superior.

“Temos um estado que tem uma rede de instituições universitárias e o Enem é entendido pelo estudante do ensino médio como a primeira opção para ingressar no ensino superior e Santa Catarina tem uma rede de instituições comunitárias e também instituições privadas que não utilizam o Enem como esse critério de ingresso”, pontuou.

Ceretta acrescentou que apesar do Enem ser utilizado como vetor para ingresso na rede pública superior de ensino, o exame é um importante índice de medição da qualidade da educação pública.

“No entanto, nós já fizemos uma análise e entendemos que precisamos fazer um processo de sensibilização desses estudantes para que a partir de então eles passem a compreender a importância de participar desse processo seletivo, uma vez que ele não é só para o ensino superior, ele também é utilizado para diversos outros acessos inclusive como um grande indicador do nosso estado”, reforçou.

Ao todo Santa Catarina, teve 110.465 inscrições confirmadas para o Enem 2025, que acontece em dois domingos, nos dias 9 e 16 novembro. No país inteiro, são 4,8 milhões de participantes.

O portal do Inep oferece uma página com orientações aos participantes (https://enem.inep.gov.br/participante/), além de uma seção de perguntas frequentes sobre o exame.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, por meio do Sisu, Prouni e Fies. As notas também podem ser utilizadas em instituições de Portugal conveniadas com o Inep.

Foto: Divulgação/SED

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,254FansLike
3,602FollowersFollow
22,700SubscribersSubscribe
banner-AVISTÃO-mob
banner-AVISTÃO-mob
Rastreabilidade Bovina_320x320px
Entregas Ananindeua - 320x320
GovPA_Cirio25_WebBanner_320x320

Mais recentes