Nesta segunda-feira, 23 de junho, às 19h30, o Cine Líbero Luxardo convida o público para uma sessão gratuita do curta-metragem paraense “Ausência”. Com direção de Kako Tenório e Fabiano Nascimento, esta obra de drama e ficção mergulha profundamente na fragilidade das relações familiares.
O filme, selecionado pelo Edital de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo, apresenta uma trama intrigante: Júlia, interpretada por Agatha Silva, vê seu dia se reiniciar sempre que cruza a porta de casa. Contudo, a cada repetição, um membro de sua família simplesmente desaparece como se nunca tivesse existido, e somente Júlia se lembra deles. Com essa estrutura de looping temporal, “Ausência” tece reflexões sobre a falta de comunicação e o distanciamento afetivo dentro do núcleo familiar.
A ideia original de Fabiano Nascimento, atualmente estudante de Cinema e Audiovisual na UFPA, ganhou vida com uma equipe composta por cerca de 38 estudantes das áreas de cinema, comunicação e artes. O projeto surgiu ainda nas salas de aula do curso de Filmmaker da Unama. Incentivado por professores que vislumbraram o potencial da ideia, o roteiro foi desenvolvido e, posteriormente, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, transformando-se em uma produção oficial.
Kako Tenório, que assina a direção ao lado de Fabiano, também é egresso da Unama e foi vencedor do Festival Osga de Vídeos Universitários. As referências visuais para o filme abrangem desde o realismo brasileiro de “Que Horas Ela Volta” até o universo fantástico de “Caroline”.
Serviço:
Cine Líbero Luxardo
Exibição gratuita do Curta-Metragem “Ausência”
Hora: Às 19:30.
Local: Avenida Gentil Bittencourt, nº 650, no bairro Nazaré, em Belém.
Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas na sala de exibiçã
Foto: Carlos Sodré/Ag Pará