Ela participa da abertura oficial da exposição ‘Caminhos para Belém – o amor que flui como água’, do fotógrafo paraense Alexandre Baena, no Museu Arquidiocesano e visitará o Cristo Redentor
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré participará da abertura oficial da exposição ‘Caminhos para Belém – o amor que flui como água’, que acontece no dia 28 de fevereiro, às 10h, no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do Rio de Janeiro. A exposição segue aberta para visitação até 28 de março.
A chegada ao Rio de Janeiro será no dia 26 de fevereiro, com traslado para a Paróquia Nossa Senhora da Ajuda, na Ilha do Governador, encerrando as visitas deste dia na Igreja Mãe da Divina Providência (Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria). No dia 27 estão programadas diversas visitas às igrejas. Dia 28 a Imagem Peregrina estará no Santuário do Cristo Redentor, a partir das 7h30, e, em seguida, segue para a abertura da exposição, com retorno a Belém após esta programação.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
Intitulada “Caminhos para Belém – o amor que flui como água”, a exposição itinerante do fotógrafo paraense Alexandre Baena retrata o caminho de fé dos peregrinos, romeiros e promesseiros do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a grandiosidade da fé, do caminhar dos que chegam de todos os lugares, sendo acolhidos nos pontos de apoio que fornecem alimentos, água e descanso para continuar a sua jornada até a chegada a Belém, ao encontro da procissão do Círio de Nazaré. A exposição teve sua abertura oficial no dia 30 de outubro de 2024, no Museu de Arte Sacra de São Paulo, que também contou com a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, recebida com cantos marianos e celebrações de reverência.
O fotógrafo Alexandre Baena, descreve a sua emoção em realizar a exposição, “Caminhos para Belém – o amor que flui como água”, destacando que é um projeto que vai além das fronteiras territoriais do Pará. “A escolha do nome remete a peregrinação a Belém mostrando imagens dos promesseiros, romeiros e peregrinos de uma das maiores manifestações religiosas conhecidas mundialmente, e levar o Círio de Nazaré para as cinco regiões brasileiras, nos meses que antecedem a COP 30, é também reforçar a mensagem que em 2025, todos os caminhos do mundo vão levar para a capital do Estado do Pará. Temos a força, o carinho e a devoção do povo paraense em imagens cheias de fé”, enfatiza o curador e fotógrafo da exposição, Alexandre Baena.
A itinerância percorre as cinco regiões brasileiras, iniciando por São Paulo, em seguida, Rio de Janeiro, Brasília-DF, Pernambuco, Santa Catarina, com finalização em Belém. A exposição “Caminhos para Belém – o amor que flui como água” tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Belém, do Governo do Estado do Pará por meio do Banpará, Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo e apoio da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).
SOBRE O CÍRIO DE NAZARÉ
Todos os anos o Círio atrai devotos de todos os lugares da região, do Brasil e do mundo. A Imagem Peregrina, a Berlinda, o Manto e a corda são símbolos da devoção e fé que emocionam quem contempla de perto a passagem da Santa. O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é a maior manifestação católica do Brasil – e uma das maiores do mundo – reunindo mais de dois milhões de pessoas em seu cortejo religioso. Em 2004, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Em dezembro de 2013, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO.
Dia 26 de fevereiro
05h35 – Chegada no aeroporto do Galeão
13h – Traslado para a Paróquia Nossa Senhora da Ajuda – Ilha do Governador
14h30- Chegada e início das celebrações devocionais
19h – Santa Missa de encerramento
21h – Início do traslado para a Igreja Mãe da Divina Providência (Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria)
Dia 27 de fevereiro
07h30 – Início do traslado para a Igreja Nossa Senhora da Lampadosa
08h – Santa Missa com a presença das irmandades marianas, seguida de adoração eucarística.
11h – Início da procissão em direção à Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos
15h -Início do traslado para a Igreja Mãe da Divina Providência (Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria)
16h – Chegada na Igreja Mãe da Divina Providência
17h – Santa Missa na Igreja Mãe da Divina Providência
18h – Cenáculo Mariano Mãe da Divina Providência
Dia 28 de fevereiro
07h30 – Visita ao Santuário do Cristo Redentor.
10h – Abertura da Exposição “Caminhos para Belém – o amor que flui como água”, no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do Rio de Janeiro
Serviço:
Exposição itinerante “Caminhos para Belém – o amor que flui como água’”
Artista: Alexandre Baena
Técnica: fotografias
Abertura: 28 de fevereiro de 2025
Local: Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do Rio de Janeiro
Hora: 10h
Período: 28 de fevereiro a 28 de março de 2025
Endereço: Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do Rio de Janeiro Av. República do Chile, 245 – Centro, Rio de Janeiro
Fonte: Rosana Pinto – ASCOM DFN/ Imagens: Vitor Souza Lima
