segunda-feira, junho 17, 2024
Desde 1876

Ministro do Turismo busca ampliar conectividade aérea durante participação na ITB Berlim

A ampliação da conectividade aérea brasileira é um dos focos da participação do ministro do Turismo, Celso Sabino, esta semana na ITB Berlim 2024, uma das maiores feiras de turismo do mundo. Ao longo do evento, organizado de 05 a 07 de março na capital alemã, Sabino vai acompanhar a exposição de atrativos nacionais pela Embratur e também tem marcadas reuniões junto a investidores estrangeiros e representantes de outros países.

A agenda do ministro do Turismo começou nesta segunda-feira (04.03) quando, acompanhado do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se encontrou com o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe. A programação de Celso Sabino na Alemanha também envolve conversas com representantes do Ministério do Turismo da Arábia Saudita para avançar na definição de um voo direto entre o país e o Brasil.

Celso Sabino aponta a atenção do Brasil à ITB Berlin e reforça o empenho no sentido de aprimorar a ligação aérea do país com outras nações. “A ITB acontece desde 1966 e, desde a primeira edição, o Brasil sempre se fez presente. Com uma grande atuação da Embratur, estamos aqui com um espaço muito eficiente. E estamos trabalhando em conjunto – o Itamaraty, todas as embaixadas do Brasil, a Embratur, o governo federal, através do Ministério do Turismo e do Ministério de Portos e Aeroportos – para ampliar a conexão aérea e melhorar as condições para que o estrangeiro possa ter acesso ao nosso país”, enfatiza.

O estande do Brasil na feira alemã congrega 52 coexpositores, incluindo estados de todas as cinco macrorregiões do país, empresas aéreas e operadores receptivos. O espaço disponibiliza aos visitantes óculos de realidade virtual contendo imagens da Amazônia; cooking shows, exibindo pratos típicos de localidades a exemplo do Mato Grosso do Sul e do Pará, e aulas de elaboração de caipirinha.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância da presença brasileira no evento. “A Alemanha é um dos grandes países emissores de turistas, um dos maiores do mundo, o maior da Europa, e evidente que a gente quer que esse turismo da Alemanha chegue ao Brasil. O Brasil não é só sol e praia. Nós temos sol e praia extraordinário, mas tem gastronomia, cultura, a natureza. E a gente já tem uma boa notícia, de ampliação de voos da Alemanha para o Brasil já em abril, mais voos para o Rio de Janeiro. Mas a gente quer para o Brasil inteiro”, pontua.

Segundo dados da Embratur, do MTur e da Polícia Federal, o Brasil recebeu ano passado 158,5 mil turistas internacionais provenientes da Alemanha, número 31% superior ao de 2022. A Alemanha é, atualmente, o 8º principal emissor de turistas mundial e o terceiro país europeu que mais enviou visitantes estrangeiros aos destinos brasileiros nos últimos dois anos, atrás apenas da França e de Portugal. As localidades preferidas dos alemães no país são Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, além da Amazônia e das Cataratas do Iguaçu, no Paraná.

AGENDA – Na passagem por Berlim, o ministro Celso Sabino receberá um prêmio da Associação de Escritores de Viagens do Pacífico (PATWA, na sigla em inglês), na categoria Governança. Sabino também se reunirá com membros da Advanced Leadership Foundation, entidade internacional sediada nos Estados Unidos que desenvolve competências de futuros líderes empresariais, políticos e sociais. Na pauta, a apresentação de projetos para o Escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro (RJ) e o turismo sustentável na Amazônia.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: GOV.BR/Foto: MIKA-Fotografie Berlin

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo