Uma das localidades mais próximas à capital paraense, que reuniu um grande fluxo de pessoas neste último final de semana do verão amazônico, foi a Ilha de Caratateua, Distrito de Outeiro. Já nessa expectativa, as ações de segurança, que começaram no início de Julho, foram intensificadas desde a última sexta-feira (26), com fiscalização desde a barreira de acesso a Ilha, para garantir a ordem e segurança dos moradores e todos os veranistas que escolheram as praias de Outeiro para o lazer do final de semana.
A partir do Posto Avançado de Comando e Atendimento Móvel do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, instalado no estacionamento da Praia Grande, os pontos focais das forças de segurança pública seguem monitorando a movimentação e garantindo apoio aos agentes que atuam nas ações ostensivas e preventivas nas vias de acesso e dentro do distrito, e ainda, na extensão das praias Grande e do Amor.
Além de garantir a integração dos agentes para planejamento das ações operacionais e tomada de decisão, o Posto Avançado é o ponto de atendimento à população que necessite acionar as forças, receber orientações e encaminhamentos no âmbito da segurança pública, destacou o secretário adjunto de operações, Luciano de Oliveira.
“Outeiro é um dos locais mais procurados pela população, por estar mais perto da capital e ter mais facilidade de acesso. Portanto, seguimos com o CICC dos Bombeiros na Praia Grande. Temos também equipes de reforço na Delegacia de Polícia Civil, e a atuação ostensiva dos Policiais Militares desde a barreira de entrada no distrito, como nas vias e nas praias. Todas as ações e o planejamento feito para o local tem o objetivo de garantir um lazer seguro para a população e a prevenção da criminalidade”, explicou Luciano de Oliveira.
Segundo o Major Xavier, do Corpo de Bombeiros Militar, que comanda a equipe que está atuando na área, apesar do fluxo intenso de pessoas desde os dias de semana, felizmente, não houve nenhuma ocorrência grave registrada nas águas.
“Nós já realizamos alguns atendimentos e, a maioria, foi relacionado a cortes no pé, acidentes com arraias em duas praias daqui, e também fizemos alguns resgates de pessoas que entram na água atrás de pipas que caem ou então nessas boias que vão se distanciando da margem. Então, não consideramos afogamento nesses casos, porém em razão do risco, nossos botes vão até essa pessoas e trazem pra margem segura. Então estamos com esse clima intenso por aqui, mas seguimos com total prevenção na água e na faixa de areia e toda a orientação necessária aos banhistas, para evitarmos intercorrências e acidentes mais graves”, afirmou.
Para garantir êxito em todas as ações desenvolvidas, mais de 200 agentes de segurança estadual e municipal integram as ações que inclui fiscalização na barreira de acesso ao distrito, ações ostensivas e de fiscalização nas ruas, estabelecimentos, bares e casas noturnas; orientação e prevenção nas praias, monitoramento a partir do CICC, além do reforço para atendimento no registro de ocorrências na Delegacia.
Flávio Reis, morador de Icoaraci, que estava com a família aproveitando o domingo de sol, afirmou que ficou feliz por poder contar com as forças de segurança no local. “Nós viemos bem cedo e em razão do sol forte, viemos prevenidos e trouxemos uma barraca coberta para colocar na areia e ter um conforto melhor. Então, ficamos próximo a tenda de atendimento dos bombeiros, pois sabemos que aqui podemos receber orientação em relação ao crescimento da maré e qualquer outro atendimento se precisarmos. Vimos também policiais militares na barreira e isso nos deixa mais tranquilos”, afirmou.
Para quem ainda vai aproveitar os últimos dias do mês de julho no distrito, e o primeiro final de semana de agosto, reiteramos que as ações de segurança na Operação Verão 2024 seguem até o dia 05 de agosto, a afim de coibir a criminalidade, garantir a prevenção e manter um lazer com tranquilidade a todos.
Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação