Maryanne Mattos (PL) precisou se abrigar duas vezes em um bunker de Israel, após ataques na última sexta-feira (13)
Por Amabile Back
Maryanne Mattos (PL), vice-prefeita de Florianópolis e Secretária Municipal de Segurança Pública, viajou para Israel para participar de um evento de estudos no país. Entretanto, devido a ataques na região, a política está retida em Israel, sem previsão exata para retorno.
A vice-prefeita chegou em Israel na última segunda-feira (9) para participar de um evento de estudos e tecnologias. Porém, após ataques entre o país e o Irã, Maryanne teve que se abrigar em um bunker para se proteger.
Segundo a vice-prefeita, o alarme disparou pela primeira vez às 3h. A ida até o bunker, que fica no prédio onde ela está hospedada, foi feita “com muita tranquilidade”.
— Desde o primeiro dia que chegamos, a primeira orientação foi mostrar onde fica o bunker, falar da importância, onde chegar, saber sobre esse espaço seguro, porque se recebermos um alerta, a gente precisa se deslocar, caminhando de forma tranquila para esse espaço. Foi isso que aconteceu. Todos aqui estão em segurança — conta.
No momento, Maryanne e representantes brasileiros aguardam no prédio do evento onde acontecem as aulas do curso. Após reuniões com representantes do ministério de assuntos internacionais de Israel, a Vice decidiu esperar e continuar no país.
— A orientação do governo aqui é permanecer onde estamos para não correr risco em deslocamentos, mas deixou claro que se alguém quiser fazer algo diferente darão o apoio necessário até chegarem na fronteira do outro país — afirmou Maryanne ao NSC Total.
Ela explica que tem falado com os familiares que estão em Santa Catarina:
— Conversei com meu marido, com o prefeito Topázio e com o secretário estadual de assuntos internacionais e entendemos que é mais seguro seguir a orientação do governo de Israel, pois já estão acostumados com estas situações e sabem o que é mais seguro fazer— revelou a vice.
Maryanne está na cidade de Kfar Sabá, cerca de 26 quilômetros de Tel Aviv. No momento, o espaço aéreo de Israel continua fechado.
Além de Maryanne, mais 40 autoridades brasileiras participavam da viagem de estudos a Israel. Entre eles, estão Álvaro Damião Vieira da Paz, prefeito de Belo Horizonte, Cícero de Lucena Filho, prefeito de João Pessoa, eWelberth Porto de Rezende, prefeito de Macaé (RJ).
O grupo deveria voltar para o Brasil no dia 20 de Junho, mas segundo a equipe da política, ainda não há uma data definida, agora que o espaço aéreo de Israel está fechado.
Maryanne e outros brasileiros aguardam definições e alternativas para a saída, com ajuda do governo brasileiro.
Avião brasileiro deve ser enviado
Nesta sexta-feira (13) a Comissão de Relações Exteriores do Senado divulgou que pretende enviar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para Israel para repatriar brasileiros que estão no país.
Segundo vídeo divulgado, o presidente da Comissão, Nelsinho Trad (PSD-MS), afirmou que entrou em contato com o Itamaraty para pedir uma aeronave da FAB para repatriar esses brasileiros.
—Temos prefeitos, secretários estaduais e três sul-mato-grossenses que foram a convite do governo de Israel participar de um seminário de tecnologia. Estou fazendo gestões junto ao Itamaraty, a fim de que possa disponibilizar uma aeronave da FAB para repatriar esses brasileiros que lá estão—, afirmou o senador Nelsinho Trad.
Veja lista completa de autoridades retidas no país
Segundo informações da CBN Floripa, a lista completa das autoridades retidas contém mais de 40 brasileiros. São eles:
- Governador de Rondônia, Marcos Rocha
- Álvaro Damião (União Brasil) – prefeito de Belo Horizonte (MG)
- Cícero de Lucena Filho (PP) – prefeito de João Pessoa (PB)
- Welberth Porto de Rezende (Cidadania) – prefeito de Macaé (RJ)
- Johnny Maycon (PL) – prefeito de Nova Friburgo (RJ)
- Janete Aparecida Silva Oliveira (Avante) – vice-prefeita de Divinópolis (MG)
- Maryanne Terezinha Mattos (PL) – vice-prefeita e secretária de Segurança Pública de Florianópolis (SC)
- Cláudia da Silva Lira (Avante) – vice-prefeita de Goiânia (GO)
- Vanderlei Pelizer Pereira (PL) – vice-prefeito de Uberlândia (MG)
Distrito Federal:
- Marco Antônio Costa Júnior – secretário de Ciência e Tecnologia
- Ana Paula Soares Marra – secretária de Desenvolvimento Social
- Thiago Frederico de Souza Costa – secretário-executivo Institucional e de Políticas de Segurança Pública
- Rafael Borges Bueno – secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
- Denise Figueiredo Passos – acompanhante da primeira-dama
- Angela Maria Ferreira Lima – acompanhante da primeira-dama
Goiás:
- Pedro Leonardo de Paula Rezende – secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
- Rasível dos Reis Santos Júnior – secretário estadual de Saúde
- Keila Edna Pereira Santos – esposa do secretário Rasível
Mato Grosso do Sul:
- Ricardo José Senna – secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação
- Christinne Maymone – secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde
- Marcos Espíndola de Freitas – coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde
Rondônia:
- Augusto Leonel de Souza Marques – secretário de Integração;
- Valdemir Carlos de Góes – secretário-chefe da Casa Militar;
- Maricleide Lima da Fonseca – chefe de agenda do governador;
- Rute Carvalho Silva Pedrosa – chefe de gabinete do governador;
- Renan Fernandes Barreto – chefe de mídias do governador
Há cinco representantes do Consórcio Brasil Central
- José Eduardo Pereira Filho – secretário-executivo;
- Renata Zuquim – diretora de Relações Internacionais e Parcerias;
- Bruno Watanabe – diretor de Projetos;
- Fabrício Oliveira – assessor de comunicação;
- Ana Luisa Farias – analista internacional
Além disso, há representantes de outros estados e municípios brasileiros:
- Dilermando Garcia Ribeiro Júnior – secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Aracaju (SE);
- Márcio Lobato Rodrigues – secretário municipal de Segurança Pública de Belo Horizonte (MG);
- Paulo Rogério Rigo – secretário de Proteção Civil de Joinville (SC);
- Francisco Vagner Gutemberg de Araújo – secretário de Planejamento de Natal (RN);
- Gilson Chagas e Silva Filho – secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ);
- Alexandre Augusto Aragon – secretário municipal de Segurança Pública de Porto Alegre (RS);
- Verônica Pereira Pires – secretária de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais de São Luís (MA);
- Flavio Guimarães Bittencourt do Valle – vereador do Rio de Janeiro (RJ);
- Davi de Mattos Carreiro – chefe executivo do CIVITAS (Centro de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Segurança Pública do Rio de Janeiro);
- Francisco Nélio Aguiar da Silva – presidente da FAMEP, ex-prefeito de Santarém e secretário regional de Governo para o Baixo Amazonas (PA)
Foto: Reprodução