sexta-feira, junho 14, 2024
Desde 1876

Turismo comemora escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027. O Pará fica de fora.

É do Brasil!!! A Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027 será realizada em solo brasileiro. O anúncio foi feito na madrugada de ontem, sexta-feira, 17, durante Congresso da FIFA em Bangkok, na Tailândia. A previsão é que a competição seja disputada em dez estádios espalhados pelo país, movimentando a economia e aquecendo, principalmente, o setor turístico brasileiro. Mais uma vez, um grande palco do futebol brasileiro irá ficar de fora de um torneio mundial. O Mangueirão, recém-inaugurado, não foi escolhido para ser palco de jogos.

A decisão vai contra o que é afirmado, de que o Pará está na rota dos grandes eventos. Embora tenha sido escolhido como sede da COP 30, em 2026, a Copa do Mundo de Futebol Feminino seria um grande evento do ponto de vista esportivo para a região.

ESTÁDIOS ESCOLHIDOS

  • Beira-Rio (Porto Alegre)
  • Arena Corinthians (São Paulo)
  • Maracanã (Rio de Janeiro)
  • Mineirão (Belo Horizonte)
  • Fonte Nova (Salvador)
  • Arena Pernambuco (Recife)
  • Arena Castelão (Fortaleza)
  • Arena da Amazônia (Manaus)
  • Arena Pantanal (Cuiabá)
  • Mané Garrincha (Brasília)

“Assim como em 2014, quando a Copa do Mundo foi sediada aqui no Brasil, o Estado do Pará “perdeu” para Amazonas e Brasília, e não foi sede da competição. O ocorrido causou grande tristeza entre os paraenses, que alimentavam a esperança de Belém ser sede pela força dos clubes que aqui habitam, sobretudo Remo e Paysandu”, comenta o jornalista Diórgenes Brandão.

NEGOCIAÇÕES

O Ministério do Turismo atua desde o ano passado para viabilizar a candidatura brasileira junto à FIFA. A Pasta participou ativamente de um Grupo de Trabalho liderado pelo Ministério dos Esportes, no qual apresentou a capacidade hoteleira nacional de receber grandes eventos, como a Copa Feminina de Futebol.

“Temos uma malha hoteleira preparada para receber com conforto todos os nossos turistas. O Ministério do Turismo apoiará na ampliação de leitos, capacitação dos profissionais, além, é claro, de recursos para melhorar os equipamentos turísticos que fazem parte dessa cadeia produtiva que gera emprego e renda para a nossa população”, pontuou Sabino.

A 10ª edição da principal competição mundial de seleções do futebol feminino será a primeira disputada na América do Sul. O presidente da FIFA, Gianni Infantino, parabenizou o Brasil pela vitória. “Parabéns ao Brasil. Vamos agora organizar a melhor Copa do Mundo da história no Brasil”, afirmou.

A candidatura brasileira superou a europeia – que unia Holanda, Alemanha e Bélgica – por 119 votos a 78. Alguns fatores foram decisivos para o Brasil conseguir ser mais bem avaliado, a exemplo da disponibilidade de estádios, hospedagem e de locais oferecidos à realização do Fan Festival pela FIFA.

Por ser o anfitrião da disputa, o Brasil já está automaticamente classificado para a competição, enquanto os demais nove países da Conmebol vão competir por três vagas. O Mundial Feminino de 2027 será o segundo com 32 seleções participantes, repetindo o formato da Copa de 2023.

Imagem: Agência Brasília

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo