segunda-feira, maio 20, 2024
Desde 1876

Urnas eletrônicas terão recurso de voz para deficientes visuais

Eleitores cegos terão um recurso de voz na hora de votar, o novo sistemas das urnas eletrônicas já estará disponível nas eleições municipais de 2024, servindo de apoio para eleitores com deficiência visual.

A voz sintetizada que vai falar com os eleitores ganhou o nome de Letícia e seu papel é contribuir para que os cidadãos com baixa visão possam ter uma nova experiência eleitoral. A novidade foi anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Letícia vai ajudar os eleitores com instruções básicas para iniciar o processo de votação. A voz também vai informar o cargo que está em votação no momento, os números que o eleitor digitou e falar o nome da candidatura escolhida pelo eleitor antes dele confirmar o voto.

Para poder aproveitar o recurso, o cidadão terá que se identificar como deficiente visual aos mesários, para que a assistente de voz possa ser habilitada durante a permanência do mesmo na cabine eleitoral.

De acordo com o TSE, o recurso foi uma sugestão dada pela Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), e substitui o recurso anterior, que foi instalado nos equipamentos em 2020. A mudança foi a inclusão de “um toque mais humano” que possa melhorar a compreensão das palavras pelo eleitorado com deficiência visual.

Fonte: Pleno News/Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo