domingo, setembro 7, 2025
Desde 1876

5 graphic novels que vão enriquecer o repertório para o Enem

Narrativas visuais sobre fatos históricos, diversidade e crítica social podem contribuir para a compreensão do mundo e na preparação para a redação

Heloísa Noronha, colaboração para a CNN

Histórias em quadrinhos e graphic novels já haviam sido incorporadas formalmente às salas de aula desde a publicação dos PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais), em 1997. O sucesso de adaptações cinematográficas de super-heróis também contribuiu com o crescente interesse por parte do público jovem.  

Para Victor Callari, coordenador geral do Ensino Médio na Escola Villare, em São Caetano do Sul (SP), nos últimos anos as graphic novels deixaram de ser vistas apenas como entretenimento e se consolidaram como ferramentas de aprendizado e de reflexão sobre o mundo. “Para estudantes do Ensino Médio, especialmente aqueles que se preparam para o vestibular, essas obras oferecem novas formas de compreender acontecimentos históricos, movimentos sociais e aspectos da cultura, aliando narrativa visual e densidade temática”, comenta. 

A seguir, Victor sugere 5 títulos que podem enriquecer o repertório cultural e crítico dos candidatos e ajudá-los na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outras provas de acesso ao ensino superior. Confira:

  • “Maus: a história de um sobrevivente” (Quadrinhos na Cia.), de Art Spiegelman

A primeira graphic novel a vencer o renomado Prêmio Pulitzer é um clássico absoluto das HQs. Na obra, Spiegelman narra a trajetória de sobrevivência de seu pai durante a perseguição nazista aos judeus durante a década de 1930 e por toda a Segunda Guerra Mundial. Ao retratar judeus como ratos e nazistas como gatos, Spiegelman criou uma alegoria potente para discutir memória, trauma e o processo de desumanização perpetrado pelos nazistas. A obra apresenta diversas camadas de leitura e é extremamente valiosa para reflexões sobre a Segunda Guerra Mundial, direitos humanos e formas de representação do passado. 

“Triste República – A Primeira República comentada por Lima Barreto” (Quadrinhos na Cia.), de Lilia Moritz Schwarcz e Spacca

Em parceria com o ilustrador Spacca, a historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz transpõe para os quadrinhos uma reflexão sobre a Primeira República no Brasil, abordando importantes acontecimentos históricos, tensões políticas, desigualdades e as disputas de poder que caracterizaram o período. A obra oferece aos estudantes uma possibilidade de ampliação de seus repertórios e uma análise crítica que conecta passado aos dilemas do presente. 

  • “Notas sobre Gaza” (Quadrinhos na Cia.), de Joe Sacco

Pioneiro do “jornalismo em quadrinhos”, o jornalista europeu Joe Sacco investiga dois massacres ocorridos na Faixa de Gaza em 1956, revelando a longevidade e as complexidades do conflito entre Israel e Palestina. A obra combina uma pesquisa minuciosa com entrevistas e imagens detalhadas, oferecendo ao leitor uma compreensão mais humana e multifacetada de um tema frequentemente presente em debates de geopolítica e altamente atual. 

  • “Jun – A história real de um músico autista” (Pipoca & Naquim), de Keum Suk Gendry-Kim

A obra da sul-coreana Keum Suk Gendry-Kim é baseada em fatos reais e acompanha a vida de um jovem com deficiência auditiva que descobre seu talento para a arte. A autora aborda temas como inclusão, superação e expressão artística, além de abrir espaço para a reflexão sobre temas como a diversidade, a acessibilidade e o papel transformador da educação, tópicos quase sempre presentes nas redações do Enem. 

  • “Toda Mafalda” (Martins Fontes), de Quino

Mais do que tirinhas de humor, Mafalda consiste em um retrato afiado e inteligente acerca da sociedade e de suas contradições. Por meio da visão irônica e questionadora da protagonista, o cartunista argentino Quino convida o leitor a refletir sobre política, desigualdade social, consumismo e direitos humanos. A leitura, além de muito prazerosa, é uma forma de ampliar o repertório crítico e desenvolver sensibilidade para a leitura dos textos de apoio presentes na hora da redação. 

Divulgação / Quadrinhos na Cia.

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,276FansLike
3,605FollowersFollow
22,500SubscribersSubscribe
banner-AVISTÃO-mob
banner-AVISTÃO-mob
Rastreabilidade Bovina_320x320px
Entregas Ananindeua - 320x320
WebBanner_UsiPaz-Moju_320x320px

Mais recentes