A histórica capela localizada no complexo da Santa Casa de Misericórdia do Pará, construída por volta de 1900, está prestes a ser entregue após uma restauração completa. A obra engloba o resgate de um importante patrimônio arquitetônico de Belém, com investimento superior a R$ 3,5 milhões.
Com aproximadamente 375 m² de área e capacidade para cerca de 80 pessoas, o templo estava fechado desde os anos 1990. Agora, o projeto devolve à comunidade e aos pacientes da Santa Casa um espaço digno de sua história e função social.
Entre as intervenções realizadas estão a instalação de nova cobertura em telhas termoacústicas, o restauro do forro em estuque com medalhões, piso em ladrilho hidráulico conforme paginação original, paredes em escaiola tipo marmorizada, altares em mármore, colunas e coroamento em massa e nichos decorados.

Além disso, a capela ganhou bancos novos adequados às normas de ergonomia, sistema de climatização por insuflação e restauro completo das peças de arte sacra, recuperando características da época da sua construção.
A obra ainda prevê dois acessos um interno, voltado a pacientes, acompanhantes e servidores; e um externo, destinado à comunidade em geral para acompanhar missas. O estilo arquitetônico é eclético, expressivo no Pará entre os anos de 1870 e 1910.
Com a entrega da capela, Belém retoma parte de sua memória arquitetônica e religiosa, fortalecendo a identidade histórica da capital paraense.
Imagem: Agência Pará