sábado, outubro 18, 2025
Desde 1876

Comissão da Câmara visita obras da COP30 em Belém e destaca legado para a população

Belém (PA)  A capital paraense recebeu nesta segunda-feira (18 de agosto de 2025) a visita de uma comitiva da Câmara dos Deputados, liderada pela presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputada Elcione Barbalho (MDB-PA). O grupo acompanhou de perto o andamento das principais obras da COP30, evento que será realizado em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.

A comitiva percorreu pontos estratégicos que estão sendo preparados para o evento, como o Porto Futuro II, o Parque da Cidade, o Hangar, a Vila COP e o Espaço COP. Após a visita, os parlamentares participaram de um almoço com o governador Helder Barbalho, ocasião em que reforçaram a importância da COP30 como uma vitrine internacional da Amazônia e uma oportunidade de desenvolvimento sustentável para o Pará.

Durante a visita, a deputada Elcione Barbalho destacou o impacto social das obras:

 “O Parque da Cidade é um presente que vai ficar para a população paraense. Além de ser palco da COP30, será um espaço de lazer, cultura e esporte para as famílias, gerando empregos e fortalecendo o turismo local.”

A deputada Duda Salabert (PDT-MG), presidente da Subcomissão da COP30, também elogiou os preparativos:

 “Participei das COPs em Dubai e Baku, e posso afirmar que Belém está mais do que pronta para sediar a COP30.”

Legado para a população

Com 84 dias para o início da conferência, o governo estadual e os parlamentares reforçaram que as obras da COP30 não se resumem ao período do evento. Entre os principais legados estão:

O Parque da Cidade, construído na área do antigo aeroporto Brigadeiro Protásio, com mais de 500 mil m², já com 78% das obras concluídas.

Projetos de saneamento e macrodrenagem em diversos bairros, beneficiando mais de 500 mil pessoas.

Investimentos em mobilidade urbana, turismo e capacitação profissional, por meio do programa Capacita COP30.

O Porto Futuro II, que além de ser um polo de bioeconomia, lazer e gastronomia, vai valorizar a cultura amazônica.

Contagem regressiva

O Pará segue em ritmo acelerado para receber a maior conferência climática do planeta. Além de preparar a cidade para receber líderes mundiais, as obras e investimentos realizados para a COP30 buscam garantir infraestrutura moderna, mais áreas de lazer e novas oportunidades de emprego e renda para a população local.

Imagem: Agência Pará

300x100 Banparacard Consignado
300x100 Banparacard Consignado

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,233FansLike
3,602FollowersFollow
22,700SubscribersSubscribe
360x360 Banparacard Consignado
360x360 Banparacard Consignado
Rastreabilidade Bovina_320x320px
Entregas Ananindeua - 320x320
GovPA_Cirio25_WebBanner_320x320
Webbanner_320x320px
WebBanner_NovaDoca_320x320px

Mais recentes