Belém, Cidade das Mangueiras, Metrópole da Amazônia, vive na expectativa da COP30, evento mundial que está atraindo olhares dos países do planeta terra. A 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas [COP30] será realizada no mês de novembro de 2025.
O evento que será realizado pelo Governo do Estado busca a união entre o homem, esporte e a natureza, no intuito de alcançar as metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Trata-se de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015, pelos 193 países membros, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030.
Frente de trabalhos com projetos em pauta, entre eles o da Federação Paraense de Desportos Aquáticos [FPDA],presidida por Mauro Freitas, que prevê atividades físicas no meio amazônico, caminhando junto à preservação e sustentabilidade do meio ambiente.
As atividades vão ser realizadas no Parque da Cidade, Parque do Utinga, Porto Ver-o-Rio e na Nova Doca.
A ideia da organização é destacar atividades para duas faixas etárias: Adulto e Infantil.

No infantil: diminuir o contato das crianças com aparelhos eletrônicos como a TV e o celular
Educar o público infanto juvenil sobre a importância de práticas responsáveis que beneficiem o meio ambiente;
Mostrar a importância da preservação da Amazônia de forma divertida e lúdica;
Incentivar e conhecer a natureza de uma forma divertida, com responsabilidade social e ambiental.
PARQUE DA CIDADE
A proposta do projeto é oferecer ao público infantil brincadeiras intergeracionais e jogos confeccionados com materiais facilmente encontrados na região Amazônica. Desta forma, o propósito desse projeto é incentivar e conscientizar sobre a importância da preservação ambiental em conjunto com a prática de atividades físicas.
NOVA DOCA
Será promovido uma caminhada ecológica e um passeio ciclístico com saída da nova Doca e chegada no Parque da Cidade. A estimativa será de aproximadamente 6 mil participantes no evento.
PARQUE DO UTINGA
Será realizado nesta reserva ambiental a busca da união entre o homem, esporte e a natureza. Gerir de forma sustentável as florestas mantendo os recursos naturais e a biodiversidade nativa. Terá atividades disponíveis como o Rapel, trilha, Mountain Bike, Canoagem e Bóia Cross.
PORTO VER- O- RIO
Com o objetivo de mostrar os pontos turísticos de Belém como Estação das Docas e o Porto Ver-o-Rio, serão desenvolvidas modalidades esportivas como Águas Abertas, Canoagem, Stand Up e Remo. Essas atividades aquáticas mostram a importância da preservação da qualidade das águas.
À relação entre esporte e meio ambiente é um tema cada vez mais relevante que busca soluções para os desafios ambientais e sustentável. À medida que atletas, organizações esportivas, torcedores e empresas se unem em prol da sustentabilidade, o esporte pode se tornar uma ferramenta poderosa para contribuir para a mudança em direção a um futuro mais verde e resiliente’, diz Flávio Ribeiro, da equipe da coordenação do projeto.
Colaborou: Braz Chucre/Imagens: Flávio Ribeiro/Divulgação/Ronabar
