quinta-feira, maio 30, 2024
Desde 1876

Riscos e Perigos: Equatorial Pará orienta sobre os cuidados necessários com a rede elétrica em construções civis

Caso necessário, clientes da distribuidora podem solicitar afastamento de rede para garantir segurança nas obras.

A Equatorial Pará orienta que, antes de iniciar a construção ou reforma de um imóvel, é importante observar a localização da rede elétrica, principalmente, se for necessário instalar andaimes e construir marquises ou sacadas. A falta de cuidado com esses elementos pode causar acidentes graves ou até fatais.

É importante analisar previamente os trabalhos da obra e a localização da rede, para que, caso seja necessário, se instale barreiras protetoras para garantir o manuseio seguro de vergalhões, tábuas ou canos, por exemplo, ou mesmo solicitar à Equatorial um possível afastamento da rede para que os serviços sejam efetuados.

É necessário também ter ciência de que paredes, janelas e sacadas não podem ser erguidas em uma distância menor que 2,5 metros da rede de energia. Isso evita toques acidentais na fiação que podem resultar em acidentes graves ou até acidentes por indução de energia elétrica. Além disso, não se deve mexer nos fios da rede como forma de afastá-los do local da construção. Somente profissionais da distribuidora estão aptos a realizar este tipo de manuseio.

Marcelo Martins, executivo de Segurança da Equatorial Pará, reforça a importância dos cuidados.

“A energia é sem cheiro e sem cor, portanto, nesses casos torna-se um perigo invisível. Por isso, realizar a obra de maneira descuidosa é um perigo para todos e qualquer detalhe é imprescindível”, destaca Marcelo.

Cuidado redobrado

As obras que são realizadas em telhados e construções de dois ou mais andares, merecem uma atenção especial, pois ficam mais suscetíveis a acidentes com a rede de média tensão.

Ao manusear telhas galvanizadas e calhas, as pessoas devem se certificar que estas não irão tocar os fios e cabos energizados. Os andaimes devem ser construídos longe de rede elétrica, assim como as pinturas de fachadas e as instalações de painéis devem ser mantidas a uma distância segura da rede de energia. É válido usar anteparo, divisórias, telas, redes, com orientação de um profissional habilitado, pois esses recursos isolam as áreas de trabalho e impedem a aproximação de equipamentos, materiais e ferramentas da rede.

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo