quarta-feira, julho 30, 2025
Desde 1876

Aeroporto de Barretos amplia segurança operacional com homologação do PAPI

Equipamento homologado pelo GEIV na cabeceira 09 permite pousos mais seguros e eficientes, especialmente sob condições climáticas adversas

Nesta terça-feira (24), o Aeroporto de Barretos avançou ainda mais para garantir segurança e eficiência às suas operações. Isso foi possível com a homologação do PAPI (do inglês, Precision Approach Path Indicator) na cabeceira 09. O equipamento, que atua como um auxílio visual de precisão para pilotos durante o procedimento de pouso, teve autorização concedida após inspeção técnica conduzida pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).

Na prática, o PAPI permite que o comandante visualize com exatidão se a aeronave está no ângulo ideal de descida até a pista por meio de um sistema luminoso instalado lateralmente. Isso reduz os riscos de aproximações desalinhadas e amplia as margens de segurança operacional durante pousos, principalmente em situações de visibilidade reduzida. Com a homologação, o empreendimento eleva seus padrões de segurança, confiabilidade e eficiência.

Segundo João Paulo Neves, coordenador da ASP – Aeroportos Paulistas, a homologação do PAPI reforça o compromisso da gestão com a excelência operacional. “O investimento para a implantação do PAPI e, agora, sua homologação diante das autoridades competentes, representa benefícios diretos à segurança dos voos no Aeroporto de Barretos, especialmente em situações climáticas adversas. A homologação se soma a outras ações que temos implementado desde o início de nossa gestão e formam um conjunto estratégico para tornar o aeroporto ainda mais atrativo e viável. Nosso objetivo é oferecer uma infraestrutura compatível com as necessidades da aviação regional, beneficiando tanto as companhias aéreas quanto os passageiros”, afirma.

Como funciona o PAPI?
O PAPI, cuja tradução literal consiste em “Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão” é um equipamento que permite que o piloto saiba se está fazendo uma descida correta até a pista – ou se está mais alto ou mais baixo do que a posição ideal.
É composto por quatro caixas que produzem feixes de luz com variações de vermelha a branca. Elas permitem que o piloto identifique o posicionamento da aeronave no momento do pouso:
• 2 vermelhas e 2 brancas: o piloto está no ângulo de descida ideal;
• 3 ou 4 brancas: ângulo de descida alto;
• 3 ou 4 luzes vermelhas: está aproximando muito baixo

PAPI é composto por quatro caixas. Divulgação ASP

Investimentos ampliam capacidade e conforto

Desde o início da concessão da ASP – Aeroportos Paulistas, em abril de 2022, o Aeroporto Chafei Amsei passou por um processo de modernização que envolveu intervenções em diversas frentes. Entre os destaques, estão a revitalização da sinalização horizontal da pista, a implementação da RESA (em português, Área de Segurança de Fim de Pista), a instalação de iluminação em LED no pátio de aeronaves, requalificação das canaletas de drenagem e dos alambrados da cerca operacional, além de ações de limpeza e manutenção geral das taxiways, pátio e pista.

Também foram realizados investimentos na revitalização predial, na modernização do sistema de climatização e na implantação de câmeras de videomonitoramento integradas ao Centro de Controle Operacional da ASP. A estrutura recebeu, ainda, a substituição do indicador de direção do vento (biruta), a elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) e a resselagem do pátio de aeronaves.

Atualmente, o Aeroporto de Barretos conta com operações regulares da Azul Conecta, com voos diretos para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

Reprodução: regiaonews.net

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

48,892FansLike
3,614FollowersFollow
22,500SubscribersSubscribe
bn-avistao-320x320
bn-avistao-320x320
Webbanner_320x320px
Webbanner_320x320px
Verão2025_320x320px
Rastreabilidade Bovina_320x320px

Mais recentes