No trecho de 137 km que liga Breu Branco a Baião, no Baixo Tocantins, as obras de pavimentação da rodovia PA-151 estão em ritmo acelerado, já com 75 % dos serviços concluídos. O projeto, conduzido pelo governo do Pará via Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), inclui drenagem pluvial, terraplenagem, base, asfaltamento e sinalização completa, reforçando o compromisso com a mobilidade e segurança da população.
A PA-151 deve se tornar um dos principais corredores de desenvolvimento do estado, conectando diversas regiões Sul e Sudeste à Transamazônica. Ao ligar direta e estrategicamente municípios como Barcarena, Abaetetuba, Igarapé-Miri, Cametá, Mocajuba, Baião e Moju, a via vai agilizar o escoamento da produção agrícola e o acesso a serviços essenciais.

A pavimentação tornará possível percorrer as estradas federais e estaduais com mais segurança e conforto. Até então, trajetos como Belém–Santarém demandavam até 18 horas com a nova rota pela PA-151, esse percurso poderá ser feito em cerca de 12 horas.
Moradores da região, como José Robson Ramos, de Baião, elogiam os resultados:
“No inverno, era muito difícil de passar por aqui. Com esse asfalto, vai melhorar muito. Aguardamos a inauguração!”
Proprietário rural de Breu Branco, Santana dos Passos reforça:
“Vai facilitar vender nossa produção e sair de casa.”
Integração de outras obras essenciais
A pavimentação da PA-471, que conecta a PA-151 à Vila do Carmo do Tocantins (Cametá), também foi concluída. Esse trecho de cerca de 10 km recebeu asfalto, drenagem e sinalização, trazendo conforto e segurança à população local um divisor de águas para o comércio, transporte escolar e escoamento da produção familiar.
Imagem: Agência Pará