Para capacitar negócios liderados, preferencialmente, por mulheres negras e indígenas empreendedoras do Pará e fomentar a economia local, a Cielo, empresa referência no setor de soluções de pagamentos, lança a 3ª edição do Impulsiona Cielo. Financiado pelo Fundo de Impacto Social da empresa, em parceria com a EF Education First, o projeto possui investimento de mais de R$ 2 milhões e tem como propósito ofertar soluções de educação financeira, empreendedora e digital, além do ensino de inglês, para a base de clientes e o público em vulnerabilidade social.
Na edição deste ano, batizada de Impulsiona Cielo Amazônia, serão contempladas duas frentes de investimento. Elas têm como motivação a COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será sediada em Belém do Pará, em novembro de 2025. O evento, de grande visibilidade global, reúne líderes de diversos países para debater compromissos no combate às mudanças climáticas. A iniciativa possui presença estimada de mais de 40 mil pessoas, segundo a FGV, incluindo 7 mil membros da ONU e delegações internacionais.
CAPACITAÇÃO DE MULHERES
Segundo dados do IBGE, as mulheres representam 50,1% de toda população do Pará, sendo 40,2% da força de trabalho. Mesmo assim, sua remuneração média é 5,7% menor que a dos homens. Nesse contexto, o propósito da 3ª edição do Programa Impulsiona Cielo é apoiar e preparar empreendedoras e trabalhadoras, preferencialmente negras e indígenas, do comércio do ecossistema de turismo em Belém no desenvolvimento de habilidades de comunicação, influência e gestão para a COP 30.
Promovendo a igualdade de oportunidades entre os gêneros, o projeto irá fomentar a economia local e construir um legado de sustentabilidade com a promoção do desenvolvimento econômico sustentável pós COP30. Para isso, o Impulsiona Cielo irá selecionar e capacitar 3 mil mulheres empreendedoras e trabalhadoras preferencialmente negras e indígenas do comércio em Belém e outras cidades turísticas do Pará, em uma jornada de 12 meses dividida em duas frentes principais: desenvolvimento de habilidades em língua inglesa e desenvolvimento de negócios sustentáveis. A ação será realizada em parceria com a EF Education First, empresa global de educação especializada no ensino de idiomas.
Durante os 12 meses do projeto, as 3 mil mulheres terão acesso a bolsa de inglês via online ou por meio de aplicativo da EF no modelo de autoestudo, que inclui mais de 3 mil horas de conteúdo prático e experiencial – desde o básico ao avançado, em inglês geral, negócios, viagens e em indústrias como turismo e finanças. A jornada personalizada de estudo ainda contempla, após seis meses, a seleção de 475 mulheres para uma experiência ainda mais imersiva, com aulas ilimitadas de inglês ao vivo através da plataforma EF English Live.
Além disso, elas serão convidadas para a fase final do Impulsiona Cielo Amazônia, em uma trilha aprofundada com workshops, mentorias voluntárias e treinamentos especializados com foco em vendas, negócios, empreendedorismo, diversidade, mudanças climáticas e outros temas.
As inscrições podem ser realizadas através da publicação oficial no Blog da Cielo (https://blog.cielo.com.br/institucional/impulsiona-cielo-amazonia/) de 05/11 a 24/11 e são prioritárias para mulheres negras e indígenas que participam ativamente do ecossistema de turismo de Belém e cidades turísticas adjacentes.
PROGRAMA IMPULSIONA CIELO
A Cielo trabalha para ser um instrumento de transformação social, buscando ampliar o impacto por meio da inovação em negócios e do fomento ao empreendedorismo, educação, tecnologia e diversidade. As edições anteriores do Impulsiona Cielo contaram com mais de 522 horas de mentorias que tiveram como foco a geração de renda e educação empreendedora de mulheres negras de territórios populares de São Paulo e que atuam no ramo da gastronomia.
“Estamos entusiasmados em lançar a terceira edição do Programa Impulsiona Cielo em um momento tão significativo para Belém. A COP30 será um marco nos esforços do enfrentamento às mudanças climáticas no país, além de colocar a Amazônia em destaque e promover uma visibilidade sem precedentes para a região. Acreditamos que capacitar mulheres empreendedoras e fomentar a economia local são fundamentais para criar um legado duradouro de desenvolvimento sustentável e inclusão. Nossa missão é apoiar essas mulheres na construção de negócios resilientes e prósperos, impactando positivamente a economia local e promovendo a igualdade de gênero”, finaliza Angélica Campos, líder de Gente, Gestão e Performance da Cielo.
“Mais do que desenvolver a fluência na língua inglesa, nosso compromisso é capacitar as empreendedoras do Pará, com mais confiança e autonomia, para que possam se comunicar e influenciar de forma eficaz estrangeiros que visitam a região, seja a turismo ou para eventos como a COP 30, impulsionando a geração de renda e promovendo a transformação social,” complementa Eduardo Santos, CEO Latam da Hult EF.
SOBRE A CIELO
Somos mais que uma máquina, somos uma marca de alto renome, a empresa de meios de pagamentos mais lembrada pelos brasileiros. Nosso propósito é simplificar e impulsionar negócios para todas as pessoas. Por isso, assumimos o compromisso de facilitar a gestão de estabelecimentos comerciais e transformar a vida daqueles que empreendem ou que desejam entrar nesse universo. Como acreditamos que a ponta de pagamento é apenas a porta de entrada para diversos serviços inteligentes e conectados entre si, nosso um portfólio é recheado de soluções para atender às necessidades de mais de 780 mil clientes. Entre eles, estão desde empreendedores individuais até os maiores varejistas do país. Somamos a tradição e a vanguarda de quase 30 anos de experiência com as soluções mais modernas disponíveis no mercado de meios de pagamentos. Tecnologia de ponta, logística eficiente e os mais rígidos padrões de segurança são as nossas marcas registradas. Sabemos que nenhum negócio nasceu para ficar parado e estamos sempre preparados para juntar forças e crescer com os nossos clientes.
Imagem: Divulgação