Ações percorrem cinco bairros da capital com foco em inclusão e novas oportunidades.
A partir desta segunda-feira, 8, começam as primeiras atividades do projeto Círio Iluminado 2025, patrocinado pela Equatorial Pará. Nesta etapa inicial, serão oferecidas oficinas de artesanato, pintura, grafitagem, música inclusiva e gastronomia em cinco bairros de Belém, com o objetivo de capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social e gerar novas oportunidades de renda para famílias.
O bairro do Tenoné, um dos mais populosos da capital, abre a programação. Na sede da Associação dos Moradores do Tenoné II, os participantes terão aulas práticas de artesanato em turmas pela manhã e à tarde, de 8 a 12 de setembro.
Ao todo, serão dez oficinas gratuitas distribuídas pelos bairros Tenoné, Telégrafo, Umarizal, Castanheira e Jurunas até 31 de outubro. Os alunos receberão certificado e alguns serão selecionados para integrar a “Vila Círio Iluminado”.
Para Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, o início das oficinas marca mais uma edição promissora do projeto.
“Ano passado o Círio Iluminado foi um grande sucesso, com a participação de milhares de pessoas em todas as nossas programações. Agora, em 2025, começamos com as oficinas profissionalizantes nas comunidades, mas ainda teremos muitas novidades nas próximas semanas. Faremos um Círio Iluminado histórico, e esse é só o começo”, afirma.
Olívio Rafael, diretor cultural do Círio Iluminado 2025, reforça a importâncias das oficinas para o início de mais uma edição do “Círio Iluminado”.
“É uma programação especial, que começa nas comunidades, levando conhecimentos, incentivando, criando oportunidades, ajudando novos profissionais que vão poder, quem sabe, viver da sua própria arte. É fazer a diferença na vida das pessoas. Este legado, elas vão levar para toda sua vida. Começar o Círio iluminado 2025 assim, é certeza que, por mais um ano estamos no caminho certo da inclusão e desenvolvimento social, então o que vem por aí é de fato uma programação de sucesso”, garante Olívio Rafael.
A iniciativa tem o patrocínio da Equatorial Pará através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e da Lei Semear, da Fundação Cultural do Pará. A produção é da Aspecom Produções.
Locais e datas das oficinas:
1 – Tenoné
Oficinas de Artesanato
Onde: Associação de Moradores do Tenoné II (rua primeira, 235 – entre primeira e segunda travessas)
Data: 08 a 12 de setembro
Horário: manhã das 9h às 12h/ tarde das 14h às 17h
2 – Umarizal
Oficinas de Pintura e Artesanato
Onde: APAE Belém (Av. Generalíssimo Deodoro, 413)
Data: 15 a 19 de setembro
Horário: manhã das 9h às 12h/ tarde das 14h às 17h
3 – Telégrafo
Oficinas de música do Projeto Sons Inclusivos
Onde: Fundação Curro Velho (Rua Professor Nelson Ribeiro, 287)
Data: 22 a 26 de setembro
Horário: tarde das 14h às 17h/ noite das 18h às 21h
4 – Tenoné
Oficina de Gastronomia
Onde: Associação de Moradores do Tenoné II (rua primeira, 235 – entre primeira e segunda travessas)
Data: 20 a 24 de outubro
Horário: tarde das 14h às 17h
5 – Castanheira
Oficinas de Grafitagem projeto Rua Viva
Onde: Associação dos Moradores Castanheira (Rua vinte e três de agosto, 125)
Data: 5 e 6 de setembro
Horário: manhã das 9h às 12h/ tarde das 14h às 17h
6 – Jurunas
Oficina de Artesanato
Onde: Associação dos Moradores Tancredo Neves (Travessa Monte Alegre, 1546)
Data: 27 a 31 de outubro
Horário: manhã das 9h às 12h