O Governo do Pará inaugura nesta quinta-feira, 28 de agosto, a nova Usina da Paz no município de Moju, no nordeste paraense a 17ª da rede estadual de equipamentos sociais implantados até o momento .
Situada na Travessa Colonial, bairro Alto, nas proximidades da Escola Municipal Santa Rosa, a nova Usina da Paz vai oferecer mais de 70 serviços gratuitos, contemplando áreas como saúde, educação, cidadania, qualificação profissional, cultura, esporte e lazer, além de segurança .
A estrutura é moderna e equipada com:
Salas para atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos;
Biblioteca e salas de informática;
Espaços de estudo, dança, música e gastronomia;
Ginásio poliesportivo, piscina, quadra aberta, academia ao ar livre;
Praça multicultural e espaço pet .
Expectativa da comunidade

Moradores locais demonstram entusiasmo com a inauguração. Alunas como Isis Maria e Jhessi Aycha destacam a oportunidade de ter acesso a aulas de dança e esportes aquáticos, antes indisponíveis nas escolas da região .

Quem também celebra o novo equipamento é o comerciante Waldelino Cardoso, que acredita que a Usina trará benefícios para todo o município:
“Será uma oportunidade das pessoas fazerem cursos e aprimorarem seus conhecimentos. É algo que vai ajudar e vem para somar.”
Juliana Nascimento, mãe de uma criança atípica, espera que os serviços incluam apoio à sua família:
“Espero que aqui tenham muitos serviços para que meu filho possa participar e que seja algo valorizado pela população.”
As Usinas da Paz fazem parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e têm o objetivo de promover inclusão social, melhorar a segurança e transformar realidades em regiões vulneráveis. Desde 2021, o programa já registrou mais de 10,4 milhões de atendimentos .
Em localidades com esses equipamentos, os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) caíram em até 90%, evidenciando a eficácia das Usinas na promoção de maior tranquilidade e qualidade de vida.
Imagem: Agência Pará