sábado, janeiro 4, 2025
Desde 1876

Policlínica/Natea de Marabá vai atender 12 municípios da região de integração Carajás

Para descentralizar os serviços de saúde especializados da capital para Marabá e região, a obra da Policlínica/Natea (Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista) no município da Região de Integração Carajás, deve atender em média doze municípios da região sudeste paraense. Atualmente, a obra está com 99% dos serviços finalizados. 

A estrutura conta com 2.482,55 m² de área construída, dois pavimentos e 53 salas. O equipamento público, construído pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), possui investimento estadual de R$ 26 milhões.

Após a entrega do espaço, serão ofertados atendimentos e serviços de saúde de forma mais acessível à população, com contribuição para a prevenção, diagnóstica e tratamento de doenças, e promoção também da saúde e do bem-estar da comunidade. O prédio é contemplado com uma sala de tomografia; uma de ressonância magnética; sala de Raio-x; duas salas de procedimentos invasivos; sala de recuperação; sala de mamografia; sala de ultrassonografia; densitometria; consultório ginecológico; consultório de otorrino e oftalmológico; sete salas de consultórios indiferenciados; salas de processamentos; endoscopia; uma sala de recuperação; quatro salas de coleta e três tipos de laboratórios diferenciados. Toda essa estrutura será responsável por oferecer 35 especialidades médicas para a comunidade.

Para Ivete Vaz, titular da Sespa, a entrega representa mais uma conquista para a região. “Estamos contribuindo para que mais pessoas tenham acesso a serviços de saúde especializados. A nova policlínica e o Natea de Marabá serão fundamentais para complementar os serviços já oferecidos pelo Governo do Estado na região”, disse.

Governo – “O objetivo do governo do estado com a construção da Policlínica/Natea além de promover um atendimento de qualidade especializado com uma gama de consultas, exames de alta complexidade e pequenas cirurgias é descentralizar o atendimento da capital e desafogar as demandas de consultas e especialidades nos Hospitais Regionais da rede pública estadual. O Natea, que é um projeto inédito no Pará, vai oferecer serviços multiprofissionais que auxiliarão no desenvolvimento de pessoas com autismo em Marabá e região de integração Carajás. Em breve, o governador Helder Barbalho virá a Marabá para inaugurar esse grande equipamento de saúde pública”, destaca o secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto.

Edicleia de Oliveira Gomes, auxiliar administrativo da CDG construtora, responsável pela execução da obra, lembra que o espaço está para ser inaugurado, que está nos últimos ajustes, faltando apenas pequenos reparos na pintura e acabamentos. Recentemente foi recebido o equipamento de ressonância magnética, montada sala de tomografia e o Natea também está finalizado. “É gratificante fazer parte deste projeto desde o início até a conclusão da Policlínica”, ressalta ela.

Especialidades – O novo espaço de saúde vai ofertar especialidades médicas como: ginecologia, otorrino e oftalmologia. Além de exames como eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa, holter, teste ergométrico, ultrassonografia, mamografia, raio-x, densitometria, tomografia, ressonância magnética e endoscopia.

Natea – O Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea) vai oferecer atendimento qualificado para pessoas com Autismo e seus familiares. O núcleo foi idealizado pela Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (CEPA) com objetivo de ampliar e/ou reestruturar os serviços oferecidos pelo Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista – CETEA, suprir a elevada demanda reprimida por atendimentos especializados, minimizar as longas filas de espera em nosso Estado e principalmente descentralizar e regionalizar as práticas propostas pelo CETEA diante da necessidade de atendimento.

Perfil – O Natea prevê atendimentos para crianças, jovens, adultos e idosos com diagnóstico fechado e/ou em investigação para o CID 10 F.84 (Autismo Infantil) e/ou CID 11 (todos os transtornos que fazem parte do espectro autista) entre outras enfermidades. Com relação à faixa etária para inclusão no Núcleo, considera-se a partir dos dois anos de idade. 

A coordenadora de políticas para o Autismo, Paloma Mendes, afirma que a inauguração de mais um Natea na região Carajás marca um avanço e uma entrega permanente de serviços e de garantia de políticas públicas com autismo e seus familiares no estado do Pará.

“Porque, não só os usuários, mas os familiares também serão assistidos nesses serviços e nos outros que já foram implementados no governo do estado, através da Sespa e da Coordenação de Política Pública para o Autismo. Nesse serviço, especificamente na região do Carajás, localizado no município de Marabá, atenderão 12 municípios, terão espaço de terapia individual e coletiva, além de espaço multiuso e integração sensorial e ainda outras práticas com evidência científica como análise do comportamento aplicada,” detalha Paloma Mendes, complementando que o dispositivo de saúde promoverá atendimento para 300 usuários somente no Natea. 

Repercussão – Vizinha da Policlínica, Reginalva Vieira Leite, 52 anos, moradora do bairro Novo Horizonte onde fica localizado o equipamento público há mais de 30 anos. “Como moro em frente, eu vi o espaço sendo construído do zero e pegando forma. Era um terreno baldio e perigoso e acontecia até assaltos. É uma obra maravilhosa para nossa saúde, estou admirando a arquitetura, comemorei cada pilar de ferro que vi sendo colocado. Agradecemos muito ao governo do estado porque Marabá é carente na área da saúde e estava precisando muito”, conta a moradora.

Fonte: Agência Pará/Foto: Augusto Miranda

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,200SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo