Em sua primeira agenda oficial em Belém, o presidente da França, Emmanuel Macron, visitou, ontem, quinta-feira, 06, a Universidade Federal do Pará (UFPA), onde conheceu a embarcação da Caravana Fluvial Científica e Intercultural Iaraçu. A visita inédita marcou um momento histórico para a Instituição. O presidente foi recepcionado na Maloca da UFPA pelo reitor da Universidade, Gilmar Pereira da Silva, acompanhado da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos. No caminho até a embarcação da caravana que está aportada na orla da UFPA, Macron cumprimentou autoridades do Institut de Recherche pour le Développement (IRD), integrantes da Caravana Iaraçu e representantes da juventude que participam de ações científicas e interculturais a bordo da embarcação.
Durante a visita, o presidente francês embarcou na Iaraçu e acompanhou uma apresentação conduzida pelos cientistas da expedição, que apresentaram um panorama das pesquisas realizadas ao longo da viagem iniciada no Amazonas, com passagem por diferentes cidades amazônicas, até o porto da UFPA, em Belém. As investigações abordaram temas como mudanças climáticas, biodiversidade, saberes tradicionais e desenvolvimento sustentável.
Atento às exposições, Macron fez perguntas aos pesquisadores e demonstrou interesse nas soluções desenvolvidas de forma colaborativa entre universidades brasileiras e instituições francesas. Ao final, ressaltou que a cooperação entre os países é essencial para enfrentar os desafios climáticos globais e expressou alegria com a experiência de conhecer de perto uma iniciativa científica enraizada na Amazônia.
Fonte e imagens: Ascom/UFPA









