O diretor trouxe de volta ao cinema um conceito muito popular nos anos 70. No entanto, uma mudança de planos não agradou nem um pouco ao cineasta.
Por
Iris Dias
Na década de 1970, um gênero cinematográfico peculiar fez sucesso nos Estados Unidos: o grindhouse. O nome faz referência as salas de exibição conhecidas por apresentar sessões duplas com filmes de baixo orçamento, cheios de violência gráfica, estética trash e tramas absurdas — quase sempre classificados como “filmes B”.
Foi justamente essa atmosfera exagerada e nostálgica que Quentin Tarantino e Robert Rodriguez quiseram homenagear em 2007. Os dois cineastas se uniram para resgatar o conceito grindhouse com dois filmes distintos, mas lançados juntos nos Estados Unidos: Planeta Terror, dirigido por Rodriguez e À Prova de Morte, comandado por Tarantino. A proposta era simples e ousada — recriar uma experiência de cinema dos anos 70 com uma sessão dupla recheada de ação, violência e estética retrô.
Planeta Terror, estrelado por Rose McGowan, se passa no início de um surto zumbi e acompanha um grupo de humanos que se propõe a impedir a propagação do vírus. Já À Prova de Morte, estrelado por Rosario Dawson e Kurt Russell, segue um ex-dublê psicopata que transforma seu carro em arma mortal, até ser confrontado por um grupo de mulheres nada dispostas a serem vítimas.
A mudança na estreia no Reino Unido
Nos Estados Unidos, os filmes estrearam exatamente como planejado: juntos, em formato de sessão dupla. Mas o fracasso de bilheteria em território norte-americano fez com que os estúdios mudassem da estratégia em outros países — o que, segundo o próprio Tarantino, foi um erro. Em entrevista ao BFI, o diretor admitiu que se arrepende de ter aceitado a separação dos longas no Reino Unido:
Não me importo que eles tinham sido separados no Japão, Alemanha, França ou Tchecoslováquia. Foi um erro terrível separá-los no Reino Unido. Foi errado. Foi uma péssima ideia. A decisão foi tomada em pânico porque Grindhouse foi um fracasso nos Estados Unidos e, como quase todas as ideias que nascem do pânico, não foi sensata.
Tarantino ainda lembrou que o Reino Unido tinha, sim, tradição de sessões duplas, e que esse público teria compreendido a proposta original: “Suponho que havia dois aspectos a considerar. Um é que a Inglaterra tem uma tradição de filmes duplos. Na minha própria coleção de filmes, tenho uma pequena seção separada para pôsteres britânicos de quatro filmes duplos, que são fantásticos. Não é como se estivéssemos tentando vendê-los para um país que não os entendia como uma tradição. A Inglaterra tinha.”
Um fracasso financeiro, mas uma homenagem cultuada
Planeta Terror arrecadou 11,4 milhões de dólares em todo o mundo, enquanto À Prova de Morte arrecadou 31,1 milhões de dólares em bilheteria mundial. O primeiro teve um orçamento de cerca de 23 milhões de dólares, e o segundo, de 30 milhões de dólares. Financeiramente, o experimento não foi lucrativo — mas acabou ganhando status de cult entre os fãs.
Ambos os filmes receberam críticas mistas na época do lançamento, mas são lembrados hoje como parte importante da filmografia dos dois diretores. E, infelizmente, os filmes se separaram de tal forma, que Planeta Terror não está disponível nos streamings aqui no Brasil. Apenas À Prova de Morte você pode conferi-lo por meio de compra ou aluguel no Prime Video.