A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realiza nesta primeira sexta-feira do mês, 3 de maio, mais uma edição do circuito Uma Noite no Museu. Das 18h às 22h, estarão abertos para visitação os Museus de Arte Sacra (MAS), do Estado (MEP), da Imagem e do Som (MIS), do Círio, e do Forte, além da Casa das 11 Janelas, do Palacete Faciola e do Parque Cemitério da Soledade. A programação é gratuita.
Esta é a segunda edição do ano. A primeira, em março, levou mais de 10 mil pessoas aos equipamentos vinculados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult), e aos museus convidados daquela edição. Esta edição de sexta-feira conta novamente com o Museu de Arte de Belém, com a exposição “Coreografias do Impossível”, da 35ª Bienal de São Paulo; e o Centro de Memória da Polícia Militar.
Haverá ainda o Preamar da Criatividade, que reúne empreendedores locais ligados à Economia Criativa. A feira ocorre das 17h às 21h, com show de Layse e os Sinceros às 19h, na Praça da Fonte, anexa a Casa das 11 Janelas. No local, serão comercializados produtos artesanais, como biojoias e outros, e gastronômicos. Outra feira ocorre no MEP, de artesanato indígena, de 18h às 21h.
Circuito – Uma das novidades desta edição são as exposições do 13º Prêmio Diário de Fotografia, que podem ser visitadas na Casa das 11 Janelas e na Galeria Fidanza, do Museu de Arte de Sacra. Com curadoria de Lívia Aquino, o projeto selecionou e premiou obras de artistas em um edital com mais de 300 participações. A temática deste ano é “Todo corpo em deslocamento tem trajetória”.
Ainda no MAS é possível visitar o acervo permanente de arte barroca. As peças, datadas dos séculos XVIII e XIX, narram a história da Companhia de Jesus na Amazônia. Na nave da Igreja Santo Alexandre ocorre a apresentação do projeto “Mulheres na Música de Concerto”, desta vez, com a temática compositora em foco, com apresentação de recital de canto e piano. A apresentação ocorre às 19h.
No MEP está em cartaz a exposição “Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos”, que reúne mais de 140 peças de 40 povos indígenas oriundos da Amazônia; e no Forte, a instalação “Reflorestar o imaginário”, de Hal Wildson. No Cemitério da Soledade haverá guiada com a professora Ida Hamoy e o Palacete Faciola, visita ao memorial. No MIS, está em cartaz a exposição “Eneida Simplesmente”.
Serviço:
Uma Noite no Museu
Data: 03/05/2024 – Sexta-feira
Horário: 18h às 22h
Circuito: Museu do Forte do Presépio, Museu do Círio, Museu do Estado do Pará, Museu de Arte Sacra, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas – Complexo Feliz Lusitânia – Praça Frei Caetano Brandão, bairro da Cidade Velha.
Museu de Arte de Belém – Palácio Antônio Lemos – Praça D. Pedro II, S/N
Centro Cultural Palacete Faciola/Museu da Imagem e do Som – Av. Nazaré, 138/194.
Cemitério Parque da Soledade – Av. Serzedelo Corrêa, 514.
Centro de Memória da Polícia Militar – Rua Gaspar Viana, nº746 – Reduto, Belém – PA, 66053-090
Preamar da Criatividade – das 17h às 21h, com show de Layse e os Sinceros às 19h
Entrada gratuita
Texto de Amanda Engelke / Ascom Secult
Fonte: Agência Pará/Foto: Alex Ribeira/Ag Pará