Estado apresentou cultura, fé e gastronomia paraense durante feira nacional em São Paulo
Durante a Expocatólica 2025, encerrada neste domingo (6), em São Paulo, o Pará levou ao público nacional uma mostra emocionante do seu turismo religioso, com capacidade técnica, cultura popular e fé devocional. Um dos momentos mais marcantes do evento foi a mini procissão da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) no sábado (5), emocionando fiéis e visitantes no Pro Magno Centro de Eventos.
Além do cortejo simbólico, que recriou em pequena escala um dos momentos mais emblemáticos do Círio de Nazaré, o estande paraense ofereceu imersão cultural com trajes da Marujada de Bragança, brinquedos de miriti, santos esmoleiros e degustações de sabores típicos, como tucupi com jambu, pão de tapioca com geleia de cupuaçu e bombons de castanha-do-pará.
Na sexta-feira (4), a Setur também promoveu uma capacitação especializada para agentes e operadores de turismo, apresentando os principais roteiros religiosos do Pará como o Círio, o Sairé de Alter do Chão e a Marujada além de esclarecer dúvidas logísticas e fortalecer a oferta de pacotes turísticos já disponíveis no mercado.
“Depois dessa experiência, vamos voltar ao Círio com uma caravana maior. O interesse do público nordestino pelo Pará está crescendo muito”, destacou Gabriel Solon, da agência Família Solon Viagens.
Para Carlos Figueira, turismólogo da Setur, o momento foi de grande conexão com o público:
“Padres de vários estados nos procuraram com interesse em levar grupos ao Círio. É gratificante ver esse reconhecimento da fé e cultura paraense”, afirmou.
A Expocatólica é uma das maiores feiras de turismo e produtos voltados à fé cristã no Brasil, e a presença do Pará reforça o papel do estado como destino estratégico no turismo religioso nacional, promovendo economia, cultura e espiritualidade.
Imagem: Agência Pará