sexta-feira, fevereiro 6, 2026
Desde 1876

CarnaBelém 2026: Prefeitura anuncia o maior carnaval de rua da capital

A Prefeitura de Belém promove o “CARNABELÉM 2026”, o maior carnaval já realizado na capital paraense. A folia vai contemplar o centro da cidade e os distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro no período de 13 de fevereiro a 8 de março. Serão mais de 50 atrações que vão reunir o tradicional carnaval de rua, a Domingueira, trios elétricos, desfiles das escolas de samba e muitos shows com atrações locais e nacionais.

Entre as atrações, destaques para Gaby Amarantos, Zaynara, Valesca Popozuda, Mariza Black, FBC, Lambada Social Club & Ver-O-Brass, bandas Fruta Quente, Fruto Sensual, Xeiro Verde, Gang do Eletro, Aparelhagem Rabeta Sound e muito mais (veja no final da matéria o line-up completo).

É a primeira vez que Belém recebe um carnaval plural, que valoriza a cultura amazônica e a diversidade de ritmos: do carimbó ao pagode, da aparelhagem ao pop, além de uma programação pensada para os públicos de todas as idades.

A novidade foi anunciada pelo prefeito de Belém, Igor Normando, ontem, quinta-feira, 05, durante coletiva de imprensa realizada no Mercado de São Brás, em Belém (PA).

“Este é um carnaval histórico para Belém. Estamos retomando a memória afetiva do carnaval de rua e das escolas de samba, que fazem parte da identidade da nossa cidade. A programação envolve toda Belém, com atividades nas escolas de samba, nos blocos de rua e também nos distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro. A ideia é que a cidade inteira viva esse clima de carnaval. Belém já foi uma das principais referências do carnaval no Brasil, e o nosso objetivo é recuperar esse protagonismo. Para isso, estamos investindo R$ 3,5 milhões, fortalecendo a economia criativa e gerando emprego e renda”, enfatizou o prefeito Igor Normando.

MOTOR DA ECONOMIA

A extensa programação carnavalesca da Prefeitura de Belém tem com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para movimentar a cadeia econômica carnavalesca, com capacitações de pequenos e microempreendedores que estarão envolvidos nos diversos circuitos promovidos pela Prefeitura.

O Sebrae no Pará vai preparar e orientar empreendedores para atuarem no Carnaval de Belém, que será realizado na capital e nos distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Belém. Além disso, também vai mobilizar trabalhadores do projeto Pró-Catadores, que vão atuar na coleta de materiais recicláveis gerados durante os dias de festa, garantindo renda para categoria, e apostando na sustentabilidade.

“O Carnaval é um dos maiores períodos do ano para os empreendedores de pequenos negócios. É o momento de transformar cultura em oportunidade e gerar renda com identidade local, e com o Carnaval de Belém não seria diferente. Por meio dessa parceria com a Prefeitura de Belém, vamos dar uma grande oportunidade para que nossos empreendedores possam faturar nesse período e até mesmo potencializar abertura de mercados”, destaca Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

O “CARNABELÉM 2026” nasce com o propósito de resgatar o carnaval de rua, convidando moradores, foliões e visitantes a ocuparem a cidade.

TRIO ELÉTRICO DE VOLTA

O trio elétrico está mais uma vez de volta às ruas para a alegria dos foliões. No período de 14 a 17 de fevereiro, o público terá à disposição atrações no Circuito Ver-o-Rio Velha Chica, Circuito Pedreira (Aldeia Amazônica), além de trios elétricos e shows nos distritos Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro.

Os circuitos foram pensados para ter uma média de 10 a 14 atrações por dia, distribuídas ao longo da tarde e da noite. A programação está garantida para que os brincantes aproveitem ao máximo.

DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA

A tradição do carnaval de rua também se consolida com o desfile das escolas de samba na Aldeia Amazônica, tanto do Grupo Especial quanto dos grupos 1 e 2. Os desfiles exaltam a identidade paraense por meio de enredos que valorizam a cultura, a fauna, a flora e o folclore regional, unindo o samba à realidade amazônica.

Este ano, a programação inicia com os ensaios técnicos do Grupo Especial nos dias 24 e 25 de fevereiro. Os desfiles do Grupo Especial, Grupo 2 e Grupo 1 serão realizados, respectivamente, nos dias 27 e 28 de fevereiro (Grupo Especial), 6 de março (Grupo 2) e 7 de março (Grupo 1).

A apuração dos resultados será realizada em grandes eventos abertos ao público: 1º de março com a divulgação do resultado do Grupo Especial; e no dia 8 de março, com a divulgação do resultado dos demais grupos.

Desfilam pelo Grupo Especial, nas noites 27 e 28 de fevereiro, oito escolas de samba: Associação Carnavalesca Xodó da Nega; Associação Carnavalesca Social Beneficente Embaixada do Império Pedreirense; Grêmio Recreativo Carnavalesco Social Acadêmicos de Samba da Pedreira; Associação Carnavalesca Bole Bole; Escola de Samba da Matinha; Escola de Samba Boêmios da Vila Formosa; Associação Carnavalesca Recreativa e Cultural Império de Samba Quem São Eles; e o Grêmio Recreativo Cultural e Carnavalesco Deixa Falar.

Pelo Grupo Dois, na noite de 6 de março, desfilam seis escolas de samba: Associação Carnavalesca Mocidade Botafoguense; Grêmio Recreativo Carnavalesco Parangolé do Samba; Associação Carnavalesca Cacareco; Grêmio Recreativo Cultural Universidade do Samba Nação Rubro Negra; Associação Carnavalesca Nova Mangueira; Associação Sociocultural e Carnavalesca Guerreiros do Samba e do Amor.

Pelo Grupo Um, na noite de 7 de março, desfilam seis escolas de samba: Associação Carnavalesca Império Jurunense; Associação Carnavalesca Coração Jurunense; Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas da Batucada; Grêmio Recreativo Social e Cultural Escola de Samba Mocidade Olariense; Grêmio Recreativo Cultural Social Guardiões do Samba; Grêmio Recreativo Jurunense Rancho não Posso me Amofiná.

Edital dos Avaliadores das Escolas de Samba

edital de jurados do Carnaval 2026 traz mudanças importantes e, pela primeira vez, estabelece que os avaliadores que atuaram no ano anterior não poderão se inscrever novamente. Antes, os mesmos profissionais eram selecionados por décadas, o que gerava reclamações por parte das diretorias das escolas de samba. Ao todo, participam 30 jurados, responsáveis por avaliar, cada um dos quesitos: Alegoria, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasia, Harmonia, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Porta-Estandarte e Samba-Enredo das escolas de samba do Grupo Especial e dos grupos 1 e 2 do Carnaval de Belém.

Distritos também são palco da maior folia da capital

Os distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro também foram contemplados com uma extensa programação carnavalesca para a edição deste ano. No período de 13 a 16 de fevereiro, todos os distritos vão ferver e opções não vão faltar para o público: serão realizados desfiles das escolas, os tradicionais trios elétricos nas ruas, além de apresentações musicais. Tudo montado com estrutura e segurança para os que querem diversão longe do centro da capital.

Fonte e imagens: Agência Belém

banner 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,554FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner 320x320
GovPa_Balanço25_WebBanner_320x320px

Mais recentes