Revista científica explicou motivos que levaram à retratação do estudo
Fernanda Pinotti, da CNN
Um estudo que ligou o consumo de vinagre de maçã à perda de peso foi “despublicado” nesta semana pelo periódico científico BMJ Nutrition, Prevention & Health.
Em anúncio, o veículo diz que preocupações foram levantadas após a publicação do artigo, “incluindo a abordagem à análise estatística do conjunto de dados; valores implausíveis; preocupação sobre a confiabilidade do conjunto de dados subjacente; relatórios inadequados do trabalho; e ausência de registro de ensaio prospectivo, o que é uma violação da política do BMJ”.
A retratação ocorreu depois que os responsáveis do estudo enviaram seus dados para a equipe do BMJ e “as análises dos autores não puderam ser replicadas e vários erros foram identificados”.
“Os autores afirmam que as discrepâncias foram erros honestos decorrentes de incompatibilidades de versões, arredondamentos de dados ou diferenças de formatação ao exportar de software estatístico para planilhas de relatórios. No entanto, os autores concordam com a decisão de retratar o trabalho”, diz o anúncio feito pela revista.
O estudo foi originalmente publicado pelo periódico BMJ em março de 2014, com a conclusão de que a ingestão diária de pequenas doses de vinagre de maçã teria levado ao emagrecimento de adolescentes e jovens adultos libaneses com sobrepeso e obesidade.
Imagem: Unsplash/Towfiqu barbhuiya