Com o objetivo principal de combater a prática de fila dupla por parte dos pais que deixam e buscam seus filhos nas instituições de ensino localizadas na área da avenida Augusto Montenegro, no bairro Parque Verde, o que frequentemente compromete o fluxo de veículos e gera transtornos no local, a Prefeitura de Belém por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) realizou uma operação de fiscalização e ordenamento de trânsito na via durante a manhã desta sexta-feira,31.
Além de fiscalizar a obstrução do trânsito causada pelas filas, a operação também focou em outras infrações, especialmente as cometidas por motociclistas. De acordo com denúncias da comunidade, muitos motociclistas estavam trafegando em contramão, avançando sinais vermelhos e até circulando sobre as calçadas.
A atuação dos agentes da Semob resultou em 42 autuações, sendo as principais infrações registradas “transitar em via de trânsito exclusivo” e “avanço de sinal vermelho”. Ambas são consideradas gravíssimas, acarretando multa de R$ 293,47 e a soma de 7 pontos na carteira de habilitação.
A meta da operação é a promoção de um trânsito mais organizado e seguro para todos, facilitando a mobilidade, e contribuindo para a segurança dos pedestres, principalmente nas áreas próximas às escolas, onde o risco de acidentes é maior devido à grande circulação de crianças.
“A Semob, por meio da fiscalização de trânsito, atuou para coibir essas infrações constantes. Apesar de haver sinalização semafórica e a própria faixa de pedestre naquela área, alguns condutores insistem em descumprir a lei. A ação permanecerá focada na área da faixa de pedestres, especialmente para segurança de alunos e demais transeuntes, incluindo os moradores locais”, disse o diretor de Trânsito do órgão, Erick Miranda.
Ação permanente
O trabalho de fiscalização e ordenamento da Semob será contínuo em Belém, com foco nas áreas escolares, devido ao número elevado de queixas relacionadas à formação de filas duplas, que resultam em engarrafamentos que prejudicam a mobilidade e o fluxo de veículos nestes pontos específicos.
“Estamos fazendo um estudo sobre as escolas em que há registro de grande fluxo de veículos, para que os agentes da Semob estejam presentes e assim seja evitada a formação de filas duplas, assim como as ocorrências de outras infrações, como ignorar as faixas de pedestres. Por isso, afirmamos que essas operações serão constantes” reforçou o titular da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Luciano Oliveira.
O secretário acrescenta ainda que mais do que autuar as infrações, o trabalho da Semob vai envolver ações educativas para sensibilizar motoristas e motociclistas sobre a importância de respeitar as normas de trânsito, promovendo um ambiente mais seguro e organizado para todos.
Texto: Alexandre Nascimento
Fonte: Agência Belém/Foto: Ascom Semob