A partir das 18h30, os grupos parafolclóricos “Frutos do Pará” e “Uirapuru” realizarão apresentações gratuitas na orla do complexo turístico.
Neste sábado (29), a Estação das Docas, em Belém, será palco de uma celebração da cultura paraense com o “Circuito Mosaico Cultural”. A partir das 18h30, os grupos parafolclóricos “Frutos do Pará” e “Uirapuru” apresentarão gratuitamente um repertório vibrante, incluindo carimbó, retumbão, marujada, lundu e outros ritmos regionais, na orla do complexo turístico.
Originário do bairro do Telégrafo, o grupo Frutos do Pará integra o Pontão de Cultura Mestre Iracema Oliveira e, há mais de três décadas, dedica-se à valorização e divulgação da cultura regional através do folclore. A apresentação contará com a participação de cerca de 40 artistas, entre músicos e dançarinos.
O público pode esperar um momento cultural vibrante e memorável. Nosso espetáculo é dinâmico, com uma variedade de figurinos e adereços. Através da música e da dança, buscamos proporcionar uma imersão completa nas nossas ricas tradições”, ressalta Nazaré Azevedo, coreógrafa do grupo.

Com 40 anos de trajetória, o Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru, que faz parte do Ponto de Cultura Uirapuru, teve sua origem no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), a partir de uma turma de Treinamento Desportivo. Desde 1991, o grupo é coordenado pela professora Cláudia Peniche, que também atua como coreógrafa.
O Projeto Circuito Mosaico Cultural, viabilizado pelo edital Pontos e Pontões de Cultura II – Lei Paulo Gustavo, tem como propósito valorizar a cultura e os artistas da região, estreitando a ligação entre o público e as diversas expressões artísticas da Amazônia. A apresentação na Estação das Docas conta com o apoio da Organização Social Pará 2000, entidade responsável pela gestão do complexo turístico.
Serviço
Evento gratuito: Circuito Mosaico Cultural – Frutos do Pará e Uirapuru
Data: 29 de março de 2025, às 18h30
Local: Orla do armazém 3, Estação das Docas – Av. Boulevard Castilhos França, s/n, Campina, Belém-PA.
Fotos: Beatriz Santos / OS Pará 2000