O Theatro da Paz, um dos mais importantes espaços culturais do Pará, completa 147 anos no próximo sábado, dia 15 de junho. Para celebrar a data, o público poderá prestigiar um evento histórico: pela primeira vez, a Amazônia Jazz Band (AJB) e a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) se apresentarão juntas em um concerto completo.Além do concerto, a comemoração inclui gratuidade para as visitas guiadas ao Theatro até o dia 23 de fevereiro.
O espetáculo, que terá início às 20h, contará com a participação especial de três cantoras renomadas: Gigi Furtado, Andréa Pinheiro e Lucinnha Bastos. A combinação da energia do jazz com a sofisticação da música sinfônica promete emocionar o público e marcará um momento único na história do Theatro da Paz.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deu um passo importante na valorização do patrimônio cultural brasileiro ao oficializar, em janeiro deste ano, a candidatura do Theatro da Paz e do Teatro Amazonas à Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.
Considerado um dos Teatros-Monumentos do Brasil, o Theatro da Paz, situado em Belém do Pará, é um marco da história e da cultura amazônica. Fundado em 1878, durante o Ciclo da Borracha, o teatro foi concebido como um espaço grandioso para abrigar espetáculos de ópera e outros eventos culturais.
O Theatro da Paz, um dos mais importantes espaços culturais do Brasil, passou por uma série de melhorias nos últimos meses. As reformas, que se concentraram nos meses de janeiro e início de fevereiro, visaram aprimorar a estrutura do prédio e oferecer ainda mais conforto e segurança ao público.
Em 2024, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) e a Amazônia Jazz Band (AJB) expandiram seu alcance para além do Theatro da Paz, levando a música para diversos públicos e locais.
Foto: David Alves / Ag Pará