Podem se candidatar profissionais com graduação concluída ou com conclusão prevista até 28 de fevereiro de 2026
André Nicolau, colaboração para a CNN
A partir de 4 de agosto até 12 de setembro, estarão abertas as inscrições para os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde da USP (Universidade de São Paulo), com ingresso para o ano letivo de 2026. O processo seletivo, conduzido pela Fuvest, oferece vagas nas modalidades uniprofissional e multiprofissional.
A taxa de inscrição é de R$ 330 e pode ser paga no site da Fuvest, responsável pela seleção.
Quem pode participar e como funciona?
A residência é uma pós-graduação lato sensu em formato de especialização, que se baseia no ensino em serviço.
O programa é voltado a profissionais de saúde e exige dedicação exclusiva, com carga horária de 60 horas semanais. Os cursos têm duração de dois ou três anos, totalizando no mínimo 5.760 horas.
Podem se candidatar profissionais com graduação concluída — ou com conclusão prevista até 28 de fevereiro de 2026 — em diversas áreas, como:
- Biomedicina
- Educação Física
- Enfermagem
- Farmácia
- Física/Física Médica
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Medicina Veterinária
- Nutrição
- Odontologia
- Psicologia
- Saúde Pública/Saúde Coletiva
- Serviço Social
- Terapia Ocupacional
É necessário também que os candidatos apresentem registro provisório ou definitivo no respectivo conselho de classe, quando aplicável.
Processo seletivo em duas fases
A seleção será realizada em duas etapas e acontecerá no dia 12 de outubro, a partir das 13h, nas cidades de Bauru, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Paulo.
Primeira Fase: inclui uma Prova Objetiva com 40 questões (conhecimentos gerais, interpretação de textos em saúde e conhecimentos específicos) e uma Prova Dissertativa, que consiste na resolução de uma situação-problema ou estudo de caso
Segunda Fase: consiste na Análise Curricular, conduzida pela Comissão do Processo Seletivo.
Freepik