Mobilização começou no CIIR com acolhimento humanizado e avaliação multiprofissional; procedimentos serão realizados no Hospital Abelardo Santos nos dias 17 e 18 de agosto
Por Governo do Pará (SECOM)
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), deu início neste sábado (16) a uma ação inédita que reúne especialistas nacionais e internacionais para a realização de cirurgias gratuitas de correção de deformidades nas mãos em crianças. A mobilização começou no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, com uma jornada de acolhimento humanizado e avaliações multiprofissionais, preparando os pacientes e suas famílias para os procedimentos que serão realizados no Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), nos dias 17 e 18 de agosto.
Jornada de acolhimento
No primeiro dia da programação, 18 famílias participaram de atividades lúdicas e afetivas, que incluíram café da manhã coletivo, brincadeiras com bolas de sabão gigantes e espaço temático para fotos. A iniciativa buscou oferecer conforto e confiança às crianças, criando memórias positivas antes do processo cirúrgico.

Em seguida, as crianças passaram por triagem clínica, avaliação social e consultas com pediatras e ortopedistas na Estação de Atendimento Multidisciplinar Integrado, garantindo segurança e acompanhamento integral.
Parcerias e impacto social – Para a diretora executiva do CIIR, Rejane Xavier, a ação reforça o papel do trabalho conjunto entre diferentes instituições.
“Mais do que uma iniciativa cirúrgica, este é um gesto humanitário, coletivo de cuidado e esperança. Ao unirmos instituições, reunimos não apenas conhecimento técnico, mas também sensibilidade e compromisso em transformar vidas”, destacou, ao agradecer o apoio do Governo do Estado, por meio da Sespa.

A diretora técnica da Sespa, Carla Figueiredo, ressaltou que a mobilização é um marco para a rede estadual de saúde.
“Unimos instituições e especialistas de diferentes regiões e países para atender com excelência e sensibilidade crianças que aguardavam por essa oportunidade. Esse trabalho conjunto reflete o compromisso do Governo do Estado com uma saúde pública resolutiva e humanizada”, afirmou.
Especialistas internacionais
A programação conta com especialistas da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) e convidados internacionais dos Estados Unidos, Argentina e México. “O objetivo principal é realizar sonhos de recuperação, não só da criança, mas também da família. Dar esperança para modificar vidas por completo”, afirmou Rui Sérgio Monteiro de Barros, presidente da SBCM e responsável técnico da ação.

Emoção das famílias
Entre os beneficiados está a pequena Yanis Simão, de três anos, acompanhada da mãe, Ladiana Santos, vinda do município de Pacajá, no sudeste do Pará.
“A participação aqui foi maravilhosa. Hoje estou realizando o sonho de qualquer mãe, que é ver a filha ter um bom desenvolvimento no futuro e a possibilidade de uma vida plena”, emocionou-se.

Cirurgias e legado – As cirurgias ocorrerão neste domingo e segunda-feira (17 e 18), no HRAS, em cinco salas cirúrgicas simultâneas. A expectativa é devolver mobilidade, melhorar a autoestima e ampliar as oportunidades de inclusão escolar e profissional para as crianças atendidas.
A iniciativa também antecede o 45º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão e reforça um modelo de cuidado que alia excelência técnica, trabalho em rede e respeito à singularidade de cada paciente.
Referência em inclusão
O CIIR é referência no Pará no atendimento de média e alta complexidade a Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços ocorre por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal e Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço – O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa.
Rodovia Arthur Bernardes, nº 1.000, Belém. Telefone: (91) 4042-2157
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará