Exame contou com a participação de mais de 4,6 mil candidatos que disputaram 901 vagas
André Nicolau, da CNN Brasil
A Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) publicou o listão dos candidatos classificados na prova presencial do Vestibular de Verão 2026, além da lista geral de classificação.
O exame, aplicado no dia 30 de novembro em nove cidades catarinenses, registrou a participação de mais de 4,6 mil candidatos que disputaram 901 vagas. Segundo a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos), o índice de abstenção foi de 24,49%, o que representa a ausência de 1.507 inscritos.
Cursos mais disputados
Entre as graduações mais procuradas em ampla concorrência, o destaque ficou para o Cefid (Centro de Ciências da Saúde e do Esporte), em Florianópolis, com os cursos de fisioterapia (82,56 candidatos por vaga) e bacharelado em educação física (44,78).
Na sequência, Medicina Veterinária, do CAV (Centro de Ciências Agroveterinárias) em Lages, figurou como o terceiro mais concorrido, com uma relação de 35,69 candidatos por vaga.
Vale lembrar que a instituição reserva parte de suas vagas para o Programa de Ações Afirmativas, contemplando egressos de escola pública (20%), pretos e pardos (10%) e pessoas com deficiência (5%).
Os candidatos aprovados devem ficar atentos aos próximos prazos: o edital de matrícula e o cronograma oficial serão publicados a partir de janeiro de 2026, com o envio dos e-mails de convocação para a primeira chamada previsto para o dia 6 de fevereiro. O início das atividades acadêmicas do primeiro semestre letivo está marcado para 2 de março.
Processo seletivo via histórico escolar
Paralelamente, a Udesc continua com inscrições abertas para o Processo Seletivo via histórico escolar do Ensino Médio, modalidade que oferece 514 vagas em 49 cursos sem a necessidade de prova.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 12 de janeiro de 2026, desde que já tenham concluído o ensino médio. A seleção será feita com base na média final geral do candidato. Informações completas e o edital estão disponíveis no site oficial da universidade.
Vinicius Graton/Divulgação Udesc









