A Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) realizou, ontem segunda-feira, 26, uma ação de fiscalização ambiental em área de influência pertencente a uma empresa do setor de energia elétrica, localizada no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. A vistoria foi realizada nas proximidades do Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, área estratégica para a conservação da biodiversidade e considerada de alta sensibilidade ambiental.
A inspeção foi conduzida pelas Diretorias de Fiscalização e Licencimento Ambiental da Semas e teve como objetivo verificar se as atividades desenvolvidas atendem integralmente às exigências legais ambientais, garantindo a proteção da fauna e da flora da região.
Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental da Semas, Tobias Brancher, a atuação do Estado é necessária, sobretudo quando envolve empreendimentos de grande impacto potencial. “Áreas vinculadas a empreendimentos do setor energético exigem atenção redobrada do poder público. Nosso papel é garantir que essas atividades respeitem a legislação vigente além verificar que as condicionantes ambientais estejam sendo cumpridas de forma integral”, destacou o diretor.
Durante a vistoria técnica, a equipe avaliou a integridade ambiental da área e analisará a necessidade da tomada de eventuais medidas administrativas, caso sejam identificadas irregularidades ou riscos ao meio ambiente.
Brancher reforçou que a a Semas mantém um cronograma contínuo de fiscalizações na região metropolitana, em parceria com o Batalhão de Policiamento Ambiental, com o objetivo de garantir a preservação e a conservação ambiental, afirmou.
A análise das condicionantes segue com trabalhos e relatórios técnicos após a realização da ação in loco, visando atestar o integal cumprimento das condicionantes ambientais e administrativas.
Fonte e imagens: Agência Pará de Notícias











