As escolas competem pelo acesso aos grupos superiores no Carnaval de 2026.
O Carnaval de Belém 2025 encerra com o desfile de 19 escolas de samba na Aldeia Amazônica. A programação começa sexta (21) com o segundo grupo, seguido pelo primeiro grupo no sábado (22) e o grupo de avaliação no domingo (23).
A apuração dos resultados do desfile será na segunda-feira (24), às 18h, na Aldeia Amazônica, definindo os grupos para o Carnaval de 2026.
Os desfiles começam às 20h, com entrada gratuita nas arquibancadas, sujeita à lotação.
Segundo a Semcult, as duas primeiras colocadas do primeiro grupo sobem para o grupo especial. As vencedoras do segundo grupo vão para o primeiro, e as do grupo de acesso sobem para o segundo.
As regras para saber quem sobe e quem desce no Carnaval estão escritas nas Diretrizes do Carnaval, que foram aprovadas pelos chefes das escolas e valem até 2026. No ano que vem, cada grupo terá oito escolas.
Os preparativos finais para o desfile incluíram a apresentação dos enredos das escolas aos avaliadores na quarta-feira (19). 32 avaliadores julgarão nove quesitos, com tempo de apresentação de 50 minutos.

Recorde de público e tranquilidade
O Carnaval promovido pela Prefeitura de Belém, fruto de um esforço conjunto de diversos órgãos, já proporcionou uma ampla gama de programações em todas as regiões da cidade, desde o centro até as ilhas. A participação de milhares de pessoas consolidou esta edição como a maior festa popular já realizada na capital, e a expectativa é de que o sucesso se repita no próximo fim de semana.
Na Aldeia Amazônica, os esquemas e operações de segurança e trânsito, que garantiram a tranquilidade do primeiro fim de semana de desfiles, serão mantidos. Centenas de agentes da Guarda Municipal de Belém, Defesa Civil, Juizado da Infância e Juventude, Polícia Militar e Polícia Civil estarão envolvidos na operação.
De acordo com Aiuá Queiroz Reis, superintendente da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o balanço parcial do Carnaval 2025 é extremamente positivo, destacando a tranquilidade e a ausência de acidentes graves. “Estamos confiantes na reta final da programação, certos de que a Prefeitura de Belém realizou um grande carnaval. Em 2026, com o apoio contínuo da Prefeitura, almejamos alcançar índices ainda mais expressivos”, afirmou o superintendente.
Programação completa
Desfile do Segundo Grupo – Sexta-feira (21)
1. Real Sociedade Cultural Carnavalesca Portela;
2. Grêmio Recreativo Cultural Universidade do Samba Nação Rubro Negra;
3. Associação Sociocultural e Carnavalesca Guerreiros do Samba e do Amor;
4. Associação Carnavalesca A Grande Família;
5. Associação Carnavalesca Nova Mangueira;
6. Grêmio Social e Recreativo Escola de Samba Habitat do Boto;
7. Associação Carnavalesca Coração Jurunense;
8. Associação Carnavalesca Alegria-Alegria.
Desfile do Primeiro Grupo – Sábado (22)
1. Agremiação Carnavalesca Caprichosos da Cidade Nova;
2. Escola de Samba Mocidade Unida do Benguí;
3. Escola de Samba da Matinha;
4. Associação Carnavalesca Xodó da Nega;
5. Grêmio Recreativo Cultural Social Guardiões do Samba da Pedreira;
6. Associação Carnavalesca Império Jurunense;
7. Associação Carnavalesca Cacareco.
Desfile do Grupo de Avaliação – Domingo (23)
1. Grêmio Recreativo Escola de Samba Rosa da Terra Firme;
2. Sociedade Cultural do Pará – Escola de Samba Embaixadores Azulinos;
3. Associação Carnavalesca Mocidade Botafoguense;
4. Grêmio Recreativo Beneficente Carnavalesco Parangolé do Samba.
Na segunda-feira (24), às 18h, será realizada a Apuração dos Grupos 1, 2 e de Avaliação, também na Aldeia Amazônica. Serão definidas as escolas que ascenderão de grupo, as que descerão e a composição final para o Carnaval 2026.
Fotos: Marina Moreira / A Província do Pará