terça-feira, julho 29, 2025
Desde 1876

Atrações culturais encerram julho com diversão e arte no Parque da Cidade, em Belém

O último final de semana de julho foi marcado por música, teatro, oficinas e muita diversão no Parque da Cidade, em Belém. Desde sua inauguração em 27 de junho, o espaço se consolidou como um dos principais pontos de encontro da capital paraense, reunindo famílias e visitantes de todas as idades. A programação cultural, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), garantiu entretenimento gratuito e de qualidade todos os fins de semana.

No domingo (27), o artista Cleber Cajun abriu as apresentações com um espetáculo de palhaçaria poética, voltado especialmente para as crianças. “Gosto de obras que remetem à infância, que dialogam com a delicadeza e o afeto. Estar aqui no parque é uma alegria, é onde a arte encontra as pessoas por dentro”, afirmou Cajun.

Além do espetáculo, ele também comandou a oficina do boi marronzinho, onde crianças criaram seus próprios bois com tintas, fitas e adesivos, promovendo o contato com a cultura popular de forma lúdica. “As crianças são os novos guardiões da cultura popular”, destacou o artista.

O engenheiro Paulo de França levou a família pela terceira vez ao parque e elogiou a estrutura e as atrações. “Agora no fim da tarde é mais confortável, e os meninos adoram participar. Pintaram bois, dançaram, interagiram bastante”, contou. Seu filho Guilherme, de nove anos, mostrou orgulhoso sua criação: “Coloquei adesivos no nariz e nos olhos, fiz uma mistura de cores!”.

Encerrando a programação do dia, o grupo Charme do Choro, formado por cinco mulheres, encantou o público com o ritmo tradicional do choro, um dos mais antigos estilos da música brasileira. “O que falta é oportunidade para as pessoas conhecerem. A música precisa estar nesses espaços públicos, acessíveis a todos”, disse a musicista Camila Alves, uma das fundadoras do grupo.

No sábado (26), o público também pôde acompanhar o espetáculo cênico “Pará pai d’égua” e curtir o carimbó do Grupo Iaçá, reforçando a valorização da cultura paraense no novo espaço.

A assistente social Eluana Matos, que visitou o parque pela primeira vez, se surpreendeu com a experiência: “Achei tudo incrível. Vim sem expectativa e me deparei com apresentações belíssimas, campeonato de skate, música, poesia. Tudo de graça, acessível, encantador”.

Desde sua abertura com um grande show que reuniu Dona Onete, Arraial do Pavulagem e Zaynara, o Parque da Cidade tem recebido uma programação pensada para todas as gerações da palhaçaria à música, do teatro à cultura popular  reforçando o papel da arte como ferramenta de encontro, alegria e pertencimento.

Imagem: Agência Pará

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

48,893FansLike
3,614FollowersFollow
22,500SubscribersSubscribe
bn-avistao-320x320
bn-avistao-320x320
Webbanner_320x320px
Webbanner_320x320px
Verão2025_320x320px
Rastreabilidade Bovina_320x320px

Mais recentes