domingo, agosto 31, 2025
Desde 1876

Calouro da RB quebra troféu após pódio inédito no GP da Holanda

Peça se soltou das mãos de Isack Hadjar quando equipe comemorava resultado do piloto, após a prova deste domingo. Piloto se tornou francês mais jovem a chegar no pódio na história da F1

Por Redação ge — Zandvoort, Países Baixos

Cerca de duas horas. Esse foi o tempo que durou o troféu de terceiro lugar recebido por Isack Hadjar após a sólida prova do calouro no GP da Holanda, neste domingo. A peça acabou se soltando quando o franco-argelino, um dos calouros da temporada da F1, celebrava o resultado com a RB no Circuito de Zandvoort.

Os troféus da prova são feitos de cerâmica, utilizando uma técnica chamada, em holandês, de “Delfts blauw”. A cerâmica azul de Delft remete ao século XIV e se originou na cidade de mesmo nome. Pintada a mão, tornou-se um símbolo do país, razão pela qual a louça foi escolhida para inspirar o design das taças do GP nesta temporada.

As peças recebidas por Hadjar, bem como pelo segundo colocado Max Verstappen – piloto da casa – e o vencedor Oscar Piastri também possuem revestimento em ouro de 24 quilates.

Surpresa do dia, Hadjar largou da quarta colocação e fez uma prova sólida, defendendo-se de Charles Leclerc e de George Russell, e até ameaçando Verstappen quando o holandês estava em terceiro. Esse é o primeiro pódio da RB desde a reformulação da equipe em 2024; de forma geral, também foi o primeiro da equipe-irmã da RBR desde o terceiro lugar de Pierre Gasly, no GP do Azerbaijão de 2021.

Com 20 anos e 11 meses, o franco-argelino se tornou o quinto piloto mais jovem da história a conquistar um pódio na categoria. Também é o segundo calouro a alcançar tal feito nesta temporada, sucedendo o terceiro lugar de Andrea Kimi Antonelli no GP do Canadá. Hadjar também é o francês mais novo a terminar uma corrida da F1 no top 3.

– Esse sempre foi o objetivo desde que eu era criança. Este é o primeiro passo, meu primeiro pódio e, espero, o primeiro de muitos outros ainda – celebrou o piloto.

Com o resultado deste domingo, Hadjar passou dos 22 pontos que o mantinham em 13º no campeonato, para 37 que o alçaram à décima colocação. Ele está empatado com Nico Hulkenberg, que conquistou para a Sauber também um terceiro lugar no GP da Inglaterra.

Foto: Clive Rose/Getty Images

Recuperação de Credito 300-x-100
Recuperação de Credito 300-x-100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,283FansLike
3,608FollowersFollow
22,500SubscribersSubscribe
POUPANÇA BANPARÁ 320x320
POUPANÇA BANPARÁ 320x320
Rastreabilidade Bovina_320x320px
Entregas Ananindeua - 320x320
WebBanner_UsiPaz-Moju_320x320px

Mais recentes