Alemanha, Espanha e Canadá são exemplos de ótimos destinos
Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), em 2024, cerca de 85% dos estudantes brasileiros explicitaram o desejo de fazer intercâmbio. Tamanho interesse ocorre porque esta é uma experiência que possibilita conhecer novas pessoas, culturas e culinárias, além de aprender outras línguas.
O intercâmbio, desta forma, acrescenta não só no que tange ao desenvolvimento pessoal, mas também é interessante em relação à ascensão acadêmica e profissional. Neste sentido, a escolha do destino pode ser uma tarefa difícil, principalmente devido à necessidade de levar em conta diversas variáveis ao mesmo tempo, como clima, região, cultura e custos. Pensando nisso, listamos algumas opções de países.
• Alemanha
A Alemanha é conhecida por ser um dos melhores destinos para intercambistas por diversos motivos, mas a educação de qualidade é um dos principais. Isso porque, além de suas instituições serem de excelência, costumam ser acessíveis financeiramente e oferecer baixas taxas de matrícula, o que é um ponto positivo para pessoas estrangeiras que estão em busca de oportunidades de estudo.
Ainda, o contato com o alemão é uma forma de aprender outro idioma e, assim, ampliar o aprendizado e o currículo. A localização privilegiada do país também é um de seus maiores atrativos, uma vez que a Alemanha tem suas fronteiras rodeadas por países como Áustria, Suíça, França e Dinamarca, o que facilita a locomoção e permite aos intercambistas desfrutarem de experiências em outros lugares.
• Espanha
Para quem não gosta de temperaturas muito baixas, a Espanha pode ser o destino ideal. O país tem um clima agradável e ameno, mas com as estações bem divididas ao longo do ano. Além disso, a Espanha proporciona uma rica imersão cultural em seus costumes, oferecendo aos intercambistas festas tradicionais – como a La Tomatina –, uma forte gastronomia e uma tradição marcada por expressões artísticas e personalidades vibrantes.
Além disso, a Espanha tem vários convênios com o Brasil, que tornam a possibilidade de estudar no país mais fácil e acessível. Desse modo, é interessante pesquisar os programas e os cursos ofertados, especialmente em universidades renomadas, como a de Madrid e Barcelona.
• Canadá
Um dos principais destinos de intercâmbio, o Canadá é conhecido por sua eficiência no que diz respeito a segurança, qualidade de vida, infraestrutura e organização. O intercâmbio no Canadá, desta forma, é um dos mais procurados, principalmente em grandes polos como Toronto, Vancouver e Montreal, onde há um contraste entre temperaturas e paisagens diversas.
Ainda, as universidades são outro ponto forte do país, uma vez que são marcadas pelo alto nível e reconhecimento internacional. Uma vantagem referente ao aprendizado de idiomas é que o Canadá possui o inglês e o francês como línguas oficiais, o que possibilita aos intercambistas terem contato com dois idiomas diferentes.
Após decidir o destino, é importante verificar como funcionam as burocracias e os documentos necessários para fazer o intercâmbio. Depois disso, é só fazer as malas.