Cabo Lucas Costa Neto salvou uma menina de 4 meses que estava engasgada e sem conseguir respirar no dia 1º de agosto.
Por g1 Centro-Oeste de Minas — Divinópolis
O cabo Lucas Costa Neto recebeu, na sexta-feira (12), em Diamantina, a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, uma das maiores honrarias do governo de Minas Gerais. Lucas foi uma das personalidades escolhidas para receber a medalha por ter salvado a vida pequena Maria, de 4 meses.
No dia 1º de agosto, Lucas aguardava o elevador no prédio onde tem um apartamento em reforma, em Divinópolis. Ele estava de folga e havia acabado de visitar a obra. Enquanto aguardava para ir embora, uma mãe saiu do elevador com uma criança engasgada, sem conseguir respirar.
No desespero, ela entregou o bebê imediatamente ao cabo Neto, que estava à paisana. Ele fez a manobra de Heimlich, usada para desobstruir as vias aéreas, e conseguiu desengasgar a pequena Maria. O salvamento foi registrado por uma câmera de monitoramento do prédio.
A história ganhou repercussão nacional quando os pais da criança deram entrevista ao programa Encontro com Patrícia Poeta, da TV Globo. Raquel Alvarenga, mãe da menina, detalhou os momentos de angústia que viveu. Ela e o marido, o tenente Venício Luis Costa Feliciano, agradeceram emocionados ao cabo Neto.
O cabo Neto falou ao g1 sobre a emoção de ter sido escolhido para receber a homenagem do governo do estado.
“Receber essa medalha foi uma grande surpresa. Ser reconhecido de uma forma positiva assim é uma sensação muito boa. Devido à repercussão do caso em todo o país, trouxe também uma grande visibilidade à instituição da Polícia Militar de Minas Gerais e isso é muito gratificante”, contou Lucas.
A Medalha Presidente Juscelino Kubitschek é entregue a personalidades que se destacam por serviços relevantes prestados à sociedade mineira. O governador Romeu Zema, o comandante-geral da PMMG, coronel Frederico, e outras autoridades participaram da cerimônia.

Foto: Cap. Sales – Comandante da 142º CIA/23º BPM