Atividades de esporte, cultura, lazer e capacitação oferecidas gratuitamente nas UsiPaz transformam vidas e reforçam laços entre pais e filhos
Por Matheus Rocha (SEAC)
As Usinas da Paz colecionam histórias de afeto e transformação social. Criados pelo Governo do Pará com o objetivo de promover cidadania, cultura, esporte e qualificação profissional, os complexos de cidadania são pontos de encontro e conexão entre famílias. Pais e filhos, no ambiente das Usinas, encontram oportunidades para aprender e crescer juntos.
Moradores do município de Benevides, na Região Metropolitana de Belém, Plínio e Yasmin Amaro, pai e filha, encontraram na UsiPaz uma porta aberta para o aprendizado compartilhado e a transformação social. “Aqui na Usina a gente faz várias atividades. Minha filha já participou de vários cursos e eventos, e eu sempre venho acompanhá-la. É um lugar que nos oferece oportunidade de verdade. Pra minha família representa cuidado, pois vemos que aqui as pessoas se importam e temos acolhimento e respeito. Hoje, eu me sinto realizado em poder oferecer essas oportunidades para a minha filha. São conhecimentos que vão fazer a diferença no futuro dela”, disse Plínio.

Realização – No município de Tucuruí, no sudeste paraense, o morador Luiz Assunção também celebra as oportunidades geradas a sua família pela Usina da Paz. Pai de Davi Henrique e Yorrana, ele afirmou que a chegada do complexo foi uma grande realização para a cidade. “Meus filhos já fazem parte de várias atividades aqui na Usina. Davi faz futsal e vôlei, e a Yorrana participa das atividades na biblioteca. A Usina é uma realização muito grande para a nossa cidade, e eu agradeço ao Governo do Estado por ter trazido este projeto para Tucuruí”, acrescentou.
Na Usina da Paz Pe. Bruno Sechi, no bairro do Bengui, em Belém, os pais também encontraram oportunidades que impactam diretamente no crescimento de seus filhos, disse o morador Diego Lopes. “Eu sempre acompanho o meu filho nas atividades de futsal. A Usina tem sido um benefício muito grande, porque aqui o meu filho pode aprender esporte e várias coisas. Antes, nós não tínhamos uma área como essa aqui no bairro. Eu me sinto muito feliz por hoje podermos ter essas oportunidades de aprendizado, que são muito boas para o meu filho e os outros jovens”, informou.

Presente e futuro – Integradas ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz), as Usinas já estão presentes em diversos municípios e bairros da Região Metropolitana de Belém, oferecendo, além de esportes, oficinas culturais, atendimentos na área da saúde, ações de cidadania e outros serviços gratuitos.
“As Usinas da Paz foram pensadas e criadas para abrir portas e gerar oportunidades reais para as famílias paraenses. Ver pais e filhos estudando, praticando esportes e se desenvolvendo juntos é a prova de que estamos no caminho certo, investindo no presente e no futuro do nosso povo”, assegurou a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.
Serviço: As programações completas de atividades e programações das Usinas da Paz podem ser consultadas presencialmente em cada uma das 16 unidades em funcionamento ou por meio do Instagram oficial: @usinasdapaz