domingo, agosto 17, 2025
Desde 1876

 Emater entrega 138 CAFs para famílias agricultoras do Vale do Acará

Produtores rurais e quilombolas da Vila de Papaquara passam a ter acesso a políticas públicas e linhas de crédito

Por Fabricio Nunes (EMATER)

O Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), realizou nesta quinta-feira (15) a entrega de 138 documentos do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para agricultores e quilombolas da Vila de Papaquara, no município de Acará, região nordeste do Estado.

O CAF é considerado a porta de entrada da agricultura familiar, pois comprova a atividade rural e possibilita acesso a políticas públicas federais e estaduais, como linhas de crédito, financiamentos e programas sociais voltados ao fortalecimento da produção no campo.

Cidadania e novas oportunidades

Entre os beneficiados, a agricultora Tiene Santos destacou a importância do documento para ampliar sua produção.

“Agora, com o CAF, eu me sinto uma cidadã completa, porque eu não tinha. Com esse documento vou conseguir ter acesso aos meus direitos como agricultora familiar e, quem sabe, conquistar uma linha de crédito para melhorar ainda mais a minha produção de mandioca. Vou poder investir, aumentar a produção e, consequentemente, a renda”, afirmou.

Fortalecimento da organização social

Os 138 agricultores fazem parte do Instituto de Desenvolvimento Social Solidário e Sustentável do Vale do Acará (IDESSSVA), que também recebeu o CAF Jurídico. A presidente da entidade, Rosa Amaral, ressaltou a relevância da conquista.

“É um dia de vitória e de agradecimento, porque nós nunca fomos lembrados. É a primeira vez. Eu agradeço ao governador Helder Barbalho e à Emater por terem trazido esse benefício para a nossa comunidade. O CAF é um espelho do agricultor. Ainda recebemos o CAF jurídico, que vai nos ajudar a provar que estamos presentes e atuando em prol do agricultor, melhorando nossa produção e a comercialização dos produtos. É muito gratificante ver o Governo do Estado presente aqui conosco”, disse.

Compromisso com o pequeno produtor

A entrega reforça a atuação do Governo do Pará na valorização da agricultura familiar, segmento responsável por grande parte dos alimentos que chegam à mesa dos paraenses. A ação também fortalece o trabalho de assistência técnica e extensão rural da Emater, presente nos 144 municípios do Estado.

“Sem o CAF o agricultor é como se fosse um trabalhador sem carteira assinada. Com esse documento, eles passam a ter acesso a políticas públicas específicas para o agricultor. A Emater é do tamanho do Pará porque está em todos os municípios. É um sentimento de imensa gratidão, por meio do Governo do Estado, entregar esses documentos e já pensar em projetos futuros para levar créditos rurais ao pequeno agricultor, mudando realidades de muitas famílias”, destacou o extensionista rural.

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

48,874FansLike
3,614FollowersFollow
22,500SubscribersSubscribe
banner-AVISTÃO-mob
banner-AVISTÃO-mob
Webbanner_320x320px
Webbanner_320x320px
Verão2025_320x320px
Rastreabilidade Bovina_320x320px

Mais recentes