Agência de Cooperação Internacional do Japão financiou parte das obras
Por Dayane Baía (ARCON)
Uma comitiva de representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) visitou as instalações do BRT Metropolitano. O grupo foi recebido pelas equipes técnicas da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), responsável pela implantação junto às concessionárias, e do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), que conduziu as obras.
A agenda iniciou no Centro de Controle Operacional (CCO), espaço dedicado ao monitoramento em tempo real da frota e do fluxo de passageiros. Em seguida, o grupo percorreu o corredor do BRT, saindo de Belém até os terminais de integração de Ananindeua e Marituba. Durante o trajeto, embarcaram em um ônibus da linha troncal para observar a operação diretamente no sistema.
Entre os integrante da Comitiva da JICA estavam a vice-presidente, Katsura Miyazaki, o Diretor do Departamento da América Central e do Sul, Keisuke Ito, o Representante-Chefe da JICA Brasil, Akihiro Miyazaki, o secretário da Vice-Presidente, Hayakazu Yoshida, o coordenador de Projetos Katsuya Ishihara e a Especialista Júnior Haruka Hatanaka.
“Eles ficaram muito satisfeitos com o que viram. A senhora Miyazaki fez várias perguntas sobre a infraestrutura e a operação, e essa troca reforça a relação de confiança e amizade que sempre tivemos com a JICA”, afirmou Eduardo Ribeiro, diretor geral da Arcon.
Ao longo da visita, o grupo demonstrou interesse pelos aspectos técnicos do BRT, incluindo infraestrutura, gestão operacional e resultados da implantação. A avaliação da comitiva foi positiva, evidenciando satisfação com o funcionamento do sistema.
“Agradecemos a todos os envolvidos na construção do Sistema de Transporte de Ônibus da Região Metropolitana de Belém. Embora a implementação desse sistema tenha levado um tempo considerável para ser concluída, ele representa uma iniciativa extremamente importante que, simultaneamente, aumenta a eficiência do transporte urbano e reduz o impacto ambiental. É realmente uma sorte que tenha ficado pronto a tempo para a COP 30. Acreditamos firmemente que a melhoria do transporte público por meio deste projeto proporcionará opções de mobilidade seguras e acessíveis para todas as pessoas, incluindo aquelas de baixa renda, contribuindo assim para a promoção da inclusão social”, afirmou Katsuya Ishihara, coordenador de projetos da JICA.
A JICA é uma parceira histórica do Pará e teve participação decisiva na execução do BRT Metropolitano, que recebeu 78% de financiamento do governo japonês e 22% do tesouro estadual.








