A atleta Ana Gabriela Barbosa, de 16 anos, embarcou anteontem, quarta-feira, 12, para o Rio de Janeiro, onde participará do último camping da seleção brasileira antes da convocação final para o Campeonato Sul-Americano de Regata, que acontece em março, em Assunção, no Paraguai. Durante o camping, os atletas passarão por testes físicos, técnicos e de desempenho na água. O objetivo é montar uma equipe competitiva para representar o Brasil no torneio, buscando resultados expressivos.
Para Ana Gabriela, esta é uma oportunidade única de mostrar seu potencial e garantir uma vaga na seleção. “Tem sido uma preparação intensa nesse período de definição. Buscamos evoluir e melhorar a cada dia para que, na decisão final, sejamos melhores do que fomos anteriormente”, destacou a atleta sobre os treinamentos para o camping.
A chance de representar o Brasil no Sul-Americano tem um significado especial para Ana Gabriela. “É o resultado de muita superação e dedicação até aqui. Me esforço muito a cada dia para ser vista como uma verdadeira e boa representante da seleção”, afirmou.
Com a expectativa de aperfeiçoar seu desempenho no Rio de Janeiro, a atleta, que treina desde os 13 anos de idade, quer focar na evolução técnica. “Quero melhorar meus tempos de trabalho, o que é essencial para minha evolução”, concluiu.
O coordenador técnico da regata do Paysandu, Afonso Sarmanho, falou que a convocação da atleta já é um marco para o esporte local. “Um sonho realizado. Nunca na história da regata paraense uma atleta paraense, treinando em Belém, participou da seletiva”, ressaltou. Agora, resta a última etapa antes da convocação final, e Ana Gabriela segue determinada a transformar esse feito inédito em uma vaga na equipe brasileira.
Imagem: Agência Paysandu