domingo, janeiro 11, 2026
Desde 1876

Furto de energia em fábrica de pescados em Icoaraci daria para abastecer 1.300 casas

Operação flagrou irregularidades em unidade industrial; volume desviado equivale ao consumo mensal de um bairro de pequeno porte.

Uma operação de combate ao furto de energia elétrica da Policia Civil, Polícia Científica, com o apoio Equatorial Pará, autuou, nesta quinta-feira, 8, o responsável por uma fábrica de pescados, no distrito de Icoaraci, por suspeita de fraude no consumo de energia desde 2024. O dono do local foi conduzido à delegacia para prestar depoimento.

Durante as inspeções, os peritos e agentes identificaram irregularidades graves no medidor de energia. Segundo o levantamento técnico realizado após a ação, o cliente manipulava o medidor para não contabilizar energia após às 23h e os desvios nesse estabelecimento somavam mais de 200 megawatts-hora (mWh). Para dimensionar o impacto desse volume, essa quantidade de energia seria suficiente para abastecer, por exemplo, cerca de 1.300 residências de consumo médio de baixa renda durante um mês inteiro.

As autoridades reforçam que o furto de energia elétrica é uma prática ilegal e perigosa, com risco de provocar acidentes graves e fatais. A conduta é tipificada como crime no Código Penal Brasileiro, enquadrada no artigo 155 que equipara a energia elétrica a “coisa móvel” para fins de furto, prevendo penas de reclusão e multa.

A Equatorial Pará mantém canais permanentes para que a população possa auxiliar no combate a esse tipo de crime. As denúncias de fraudes e ligações clandestinas podem ser feitas de forma anônima e segura. Os clientes podem utilizar a Central de Atendimento pelo número 0800 091 0196, acessar o site oficial da distribuidora ou utilizar o aplicativo da empresa para smartphones. A colaboração da comunidade é essencial para manter a regularidade e a eficiência do sistema elétrico no estado.

banner 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,555FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner 320x320
volta as aulas - 320x320px

Mais recentes