domingo, agosto 17, 2025
Desde 1876

Imprensa Oficial abre a 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro com lançamentos da Editora Dalcídio Jurandir

Por Danilo Lima (IOE)

A 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes começou neste sábado (16), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, e já contou com novidades no estande da Imprensa Oficial do Estado (IOE). Durante a abertura, a Editora Pública Dalcídio Jurandir, da IOE, apresentou dois lançamentos: “Dores e Amores”, de Ana Cláudia Ferreira, e a coletânea “Contos e Poemas”, resultado do I Concurso Novos Escritores, promovido pela Academia de Letras de Ananindeua (Alanin).

Em “Dores e Amores”, a pedagoga Ana Cláudia Ferreira, de 49 anos, compartilha sua trajetória de superação. Após oito anos de tentativas e quatro processos frustrados de fertilização in vitro, ela conseguiu realizar o sonho da maternidade com o nascimento da filha Ana Maria, hoje com 1 ano e 2 meses.

“Escrevi esse livro para encorajar outras mulheres que vivem o mesmo desafio. É um relato de dor, mas também de esperança e vitória”, afirmou a autora.

Já “Contos e Poemas” reúne 37 textos selecionados no concurso literário da Alanin, realizado em 2023, que buscou dar espaço a novos escritores da região. Segundo Paulo Roberto Ferreira, jornalista, escritor e membro da Academia, a parceria com a IOE fortalece a cena literária no Pará.

“Nosso objetivo foi abrir portas para talentos de diversas áreas e municípios. O apoio da Imprensa Oficial tem sido fundamental para que essa produção encontre o público leitor”, destacou.

Autoridades presentes

Durante a abertura da Feira, o estande da IOE recebeu a visita da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, que reforçou a importância da difusão da literatura amazônica.

“Valorizar nossos escritores é também valorizar nossa identidade cultural. A Editora Pública Dalcídio Jurandir tem exercido um papel decisivo nesse processo”, afirmou.

Hana foi recebida pelo presidente da IOE, Jorge Panzera, que entregou exemplares das obras “Chove nos Campos de Cachoeira” e “Transtempo”, programadas para lançamento nos próximos dias.


Agenda da semana

Criada em agosto de 2019 por decreto do governador Helder Barbalho, a Editora Dalcídio Jurandir se consolidou como instrumento de valorização da produção literária paraense. Em seis anos, já são quase 200 títulos publicados, entre novos autores e reedições de clássicos da literatura amazônica.

Até a próxima sexta-feira (22), mais 12 obras serão lançadas no estande da IOE. Entre os destaques estão o romance autobiográfico “Transtempo”, de Benedicto Monteiro, neste domingo (17), às 17h, com a presença da filha do escritor, Wanda Monteiro, uma das homenageadas da Feira; e, na terça-feira (19), às 18h, o aguardado relançamento de “Chove nos Campos de Cachoeira”, primeiro volume do Ciclo do Extremo Norte, de Dalcídio Jurandir.

“Será um marco para a nossa Editora e para a cultura do Pará. Esse livro estava fora de catálogo há muitos anos e poder devolvê-lo ao público, justamente no ano em que completamos seis anos de existência, é motivo de grande alegria”, concluiu Jorge Panzera, presidente da IOE.

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

48,874FansLike
3,614FollowersFollow
22,500SubscribersSubscribe
banner-AVISTÃO-mob
banner-AVISTÃO-mob
Webbanner_320x320px
Webbanner_320x320px
Verão2025_320x320px
Rastreabilidade Bovina_320x320px

Mais recentes